Coluna publicada no dia 02/10.

O anúncio do novo calendário do futebol brasileiro pela CBF, feito ontem, quarta-feira (1º), representa uma mudança significativa no cenário esportivo nacional. Se por um lado há a redução nos Estaduais, por outro há um leque de novas oportunidades para os clubes de médio e pequeno porte. Entre os pontos mais relevantes estão a ampliação das vagas para a Série D do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e, sobretudo, a criação da inédita Copa Sul-Sudeste. Aí que pode entrar o Gramadense.
Os critérios adotados
Na prática, a responsabilidade de definir os critérios de acesso ficará a cargo das Federações Estaduais — no caso do Rio Grande do Sul, a FGF. É justamente aí que surge um cenário otimista para equipes emergentes como o Gramadense, que passam a vislumbrar, em um horizonte não muito distante, a chance de disputar competições nacionais.
Como chegar lá?
Hoje, torneios como a Copa RS, que não possuem tanto prestígio, podem ganhar novo peso por servirem de atalho para a classificação. Tudo dependerá, naturalmente, da forma como a Federação Gaúcha distribuirá as vagas. A tendência é que o Gauchão continue como principal via de acesso, mas não se pode descartar alternativas como a própria Copa RS ou até mesmo a Divisão de Acesso, competição este em que o Gramadense participa.
Privilegiando os pequenos
A iniciativa da CBF é positiva por diferentes razões. De um lado, diminui a sobrecarga de jogos dos grandes clubes, o que sempre foi motivo de reclamação. De outro, abre espaço para que os times menores conquistem protagonismo, fortaleçam suas estruturas e ampliem sua visibilidade. Além disso, a novidade tende a fomentar ainda mais as competições regionais, seja através de estaduais, copas já existentes ou até a criação de torneios alternativos.
As possibilidades do Gramadense
Com o que foi anunciado o futebol brasileiro se torna mais democrático, permitindo que clubes de menor expressão, mas de grande tradição local, possam sonhar em alcançar o cenário nacional. No caso do Gramadense, o projeto pode estar mais próximo do que nunca: disputar a Série D, a Copa do Brasil ou até a nova Copa Sul-Sudeste já não parece mais um objetivo tão distante. O novo calendário da CBF representa uma oportunidade para que clubes do interior ampliem seu espaço e fortaleçam o futebol regional. Cabe agora às Federações e, claro, aos próprios clubes, se organizarem para aproveitar essa janela de crescimento.
Ainda sobre o calendário
O que chamou a atenção, foi o Brasileirão. Normalmente iniciando no final de março início de abril, agora a competição começará dia 28 de janeiro de 2026, com término previsto para 2 de dezembro. O ano inteiro de muito futebol. Claro teremos a parada para a Copa do Mundo. Mas gostei em um modo geral, principalmente como citei acima da busca por valorizar e dar visibilidade para clubes menores. Com o Campeonato Brasileiro começando nesta data, vai dar coincidência com os Estaduais, programado para começar dia 11 de janeiro. Não ficaremos muito tempo sem ter futebol para assistir, isso é bom.
Papo de Responsa

A Polícia Civil realizou, no Espaço Sicredi de Canela, um Papo de Responsa voltado a intercambistas, jovens rotarianos e familiares do Rotary Club de Canela Inspiração. A atividade contou com a presença da inspetora Silvia Berro, que conversou com cerca de 40 participantes sobre temas fundamentais para a vida em sociedade, como drogas lícitas e ilícitas, escolhas pessoais, comportamento, disciplina e respeito.