Tiago Manique
GRAMADO – Na manhã de ontem, quarta-feira (24), durante a grande final da Copa Laghetto de Futebol Sub-16, o secretário de Esporte e Lazer de Gramado, Lucas Roldo, avaliou a importância e o impacto da competição, que chega a sua 5ª edição consolidada como referência nacional. A competição teve um campeão inédito, o Juventude que venceu o Internacional nos pênaltis por 5 a 4, após empate sem gols no tempo normal
De acordo com Lucas, o evento vai muito além das quatro linhas. “A Copa, mais do que um evento esportivo, é de lazer para o cidadão gramadense. Vemos famílias acompanhando, crianças tendo oportunidade de disputar e vivenciar o futebol. Só temos a agradecer às equipes, à administração municipal, à rede Laghetto e ao Ministério do Esporte, que têm sido fundamentais para esse crescimento”, destacou.
Assim como em anos anteriores, as edições da Copa Laghetto são marcadas por dias de chuvas. Nesta temporada não foi diferente e Lucas destacou este ponto que com as boas condições do campo a bola rolou normalmente. Também acrescentou a estrutura apresentada desde a esportiva, quanto a hoteleira.
“A boa estrutura dos campos e a avaliação positiva dos clubes participantes é muito importante para nós. A gestão da Laghetto com os atletas foi incrível, desde a hospedagem até a alimentação. Quem ficou hospedado com certeza vai voltar com a família, porque a estrutura é fantástica. O evento foi um sucesso e cresce ano após ano”, destacou.
Segundo ele, a competição já desperta interesse de clubes de todo o país, que hoje disputam vagas para participar. “A Copa ganhou uma proporção que todos querem vir. Temos até lista de espera, e com o novo estádio do Centro Esportivo Gramadense (CEG) essa procura será ainda maior. Se quiséssemos dobrar o número de equipes já teríamos qualidade para isso”, afirmou.
Além do torneio masculino, Roldo falou da estreia para o calendário esportivo de Gramado, a edição feminina da Copa Laghetto que será atração nos próximos dias. “No dia 1º de outubro teremos pela primeira vez a edição feminina da Copa Laghetto, com a participação de grandes clubes como Grêmio, Inter, Criciúma e São Paulo. Queremos colaborar também para o desenvolvimento do futebol feminino”, disse.
O secretário finalizou reforçando que o objetivo é consolidar a competição em definitivo no cenário esportivo nacional: “A Copa Gramado Laghetto já é referência e a tendência é crescer ainda mais, fortalecendo a base, o lazer das famílias e o turismo esportivo em nossa cidade”, finalizou.
A entrevista completa pode ser conferida no Facebook do Jornal Integração na aba vídeos ou acessando este link https://www.facebook.com/jornalintegracaohortensias/videos/659416387215474