Tiago Manique
GRAMADO – Enquanto os refletores se voltam para os jovens talentos da 5ª Copa Gramado Laguetto de Futebol Sub-16, há protagonistas nos bastidores que garantem que a bola role com qualidade. Entre eles está Jaime Blum Apolinário, que também não é exagero de mencionar a ele como o “pai do campo” da Vila Olímpica, responsável por manter o gramado em perfeitas condições para receber jogos de nível nacional e internacional.
Jaime trabalha diariamente na manutenção, da pintura das linhas à poda da grama, enfrentando os desafios do clima frio e chuvoso da Serra. “É um prazer fazer. Tem que deixar bonito para agradar quem é daqui e quem vem de fora. Aqui o cuidado é constante, é de manhã, de tarde e até o início da noite”, relata.
O esforço é reconhecido por atletas e comissões técnicas de clubes como Flamengo, Palmeiras, Atlético Mineiro, Internacional, além da dupla Gre-Nal e Juventude. Muitos elogiam as condições do campo, ainda que sem saber quem está por trás desse trabalho que para o grande público é invisível.
Além da Copa Sub-16, a Vila Olímpica também receberá, em outubro, a Copa Laguetto Feminina e, na sequência, um grande evento do Consulado do Grêmio. A rotina intensa não desanima Jaime, que destaca a importância de manter o gramado como cartão de visitas da cidade. “O gramado tem excelência, nós não podemos deixar decair. Tá bonito? Temos que manter bonito”, afirma.
Com dedicação quase anônima, profissionais como Jaime garantem que o espetáculo dentro das quatro linhas seja possível, mostrando que o futebol vai muito além do que se vê durante os 90 minutos.
A entrevista completa pode ser vista no Facebook do Jornal Integração na aba vídeos ou clicando neste link https://www.facebook.com/jornalintegracaohortensias/videos/794424316463769