CANELA – O Programa Ecocidadania da Prefeitura de Canela, realizado nas escolas da rede municipal, foi selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) para participar da Mostra Nacional Mapa de Experiências, que acontecerá nos dias 1º e 2 de outubro em Belo Horizonte, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A seleção foi realizada pelo Programa Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral, através do edital 2/2025 do MEC/Secretaria de Educação Básica, no eixo intersetorialidade e articulação.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SMEEL), Canela está entre os 127 trabalhos selecionados de todo o Brasil. No total, foram inscritas 869 ações de escolas em tempo integral de todo o Brasil. Dessas, 714 foram selecionadas para difusão em quatro modalidades: mapa de experiências, mostra nacional, rede de trocas e caderno de narrativas.
Na Região Sul, 127 trabalhos foram selecionados, sendo apenas 10 escolhidos para a Mostra Nacional, e Canela foi uma das cidades contempladas. Além disso, o Programa Ecocidadania foi selecionado também para fazer parte do mapa de experiências, ampliando sua visibilidade no cenário educativo nacional.
O Ecocidadania é desenvolvido pela SMEEL, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Canela. Tem como objetivo promover ações que fomentem a educação ambiental, desenvolvendo e incentivando práticas conscientes dos cidadãos, em considerar o meio ambiente e o ecossistema no qual estão inseridos. Na parte ambiental visa despertar a conscientização sobre a separação adequada dos resíduos, além de gerar maior sustentabilidade com a reciclagem.
O prefeito Gilberto Cezar comemorou a conquista e destacou a importância de iniciativas como o Ecocidadania. “Esse reconhecimento nacional mostra que estamos no caminho certo ao investir em educação integral e na formação de cidadãos mais conscientes. Este programa é um exemplo de como políticas públicas bem estruturadas podem transformar o futuro das nossas crianças e da nossa cidade. Canela está dando sua contribuição para um mundo mais sustentável”, conclui.
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
Na SMEEL o programa tem a coordenação do educador ambiental e engenheiro ambiental Cristiano Hickel e da professora Marta Mendes e é acompanhado por um comitê gestor com representações de todas as escolas, havendo um aluno e um professor representante por escola. Sendo estruturado em três eixos: curricular, territórios educativos e gestão ambiental, com ações pedagógicas desenvolvidas que contemplam os eixos de forma sistêmica.
Dessa forma, se faz presente no cotidiano das escolas da educação infantil aos anos finais do fundamental através de projetos, atividades extracurriculares, trabalhos de campo, ações intersetoriais, palestras, formações e inferências diretas nos territórios que as escolas estão inseridas.