Coluna publicada no dia 20/08.
Vai andar a CPMI do INSS. O presidente é Omar Aziz, aquele mesmo que presidiu a CPI da vacina, antes da eleição de 2022. E será igual àquela, totalmente dominada pela esquerda, e claro, a culpa é do Bolsonaro. Tem uns dizendo que querem chamar o Frei Chico, irmão do lula, que é vice-presidente de um desses sindicatos e que multiplicou várias vezes seu patrimônio em dois anos, mas haverá quem o salvará. Como está sendo até o momento pois o indivíduo sequer está sendo investigado, o santinho.
O relator da tal CPMI até é do Republicanos, mas completamente alinhado ao propósito lulista. Vai ser uma gritaria histérica e estéril. (este tópico escrevi na parte da manhã de hoje. Mas, ufa! logo após o meio-dia a coisa mudou, leiam o próximo tópico).
A coisa mudou, finalmente!
A oposição não aceitou o Omar, indicado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre elegeu Carlos Viana (Podemos-MG) como presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura desvios do INSS. A votação foi 17 a 14. Após o resultado, Viana rejeitou a indicação do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para a relatoria do colegiado e escolheu o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) para a função. Gaspar é alinhado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e foi relator da proposta que suspendeu parte da ação penal contra Alexandre Ramagem (PL-RJ) por tentativa de golpe de Estado.
Foi uma derrota retumbante do governo e dos presidentes do Congresso. Agora vamos ver se não ouviremos o Frei dando explicações. Mas, a força do Governo não pode ser subestimada, nem com este resultado.
Guerra contra o tráfico
Estados Unidos enviaram tropas para a região da costa da Venezuela, como parte de uma operação militar voltada ao combate ao narcotráfico. Cerca de 4 mil soldados americanos, incluindo marinheiros e fuzileiros navais, foram deslocados para o sul do Caribe. O governo dos EUA, liderado por Donald Trump, acusa Nicolás Maduro de ser um dos “maiores narcotraficantes do mundo” e oferece uma recompensa de US$ 50 milhões por informações que levem à sua prisão.
A Venezuela respondeu com forte rejeição, classificando a ação como uma ameaça à soberania nacional e mobilizando 4,5 milhões de milicianos como parte de um “plano de paz” para proteger o território. No Brasil, os mais alinhados à esquerda defendem Maduro e os demais sugerem que os norte-americanos levem algumas autoridades daqui junto com eles.
Subestimando
Aparentemente o governo brasileiro subestima Donald Trump e todo o governo norte-americano. Até mesmo o efeito da lei Magnitsky pensam que irão remover, sem perceber que se chegar ao ponto de ela ser aplicada ao país, nem mesmo um celular conseguiremos manusear, eis que o sistema todo vem de lá. Só ontem os bancos brasileiros perderam 50 bilhões de reais em razão das decisões do nosso STF e o governo.
E a picanha?
Picanha e piranha até rimam. Mas, as piranhas comem picanha. Ontem o Lula recebeu alguns líderes do Republicanos, certamente para tratar do que vai rolar na CPMI e com seu irmãozinho, Frei Chico. Partido, no entanto, que terá candidato a presidente e, portanto, lá pelas tantas essas lideranças terão de escolher um lado, que já se sabe qual será: o que tiver mais chances de vencer a eleição. O bom é que se alimentaram bem, com a prometida picanha.
Democracia
Claro que os vereadores de Canela se despediram do Vellinho, na sessão de segunda-feira. Cada um do seu jeito. O Nene, por exemplo, disse que ele ‘é gente boa”, mas que não estava no foco. Alberi disse que ele “não segurou o rojão” e o Gralha deu os parabéns ao Prefeito por cumprir a promessa de campanha demitindo “quem não trabalha”. Esses três são da oposição, o leitor tem de fazer o equilíbrio. De outra parte a vereadora do PDT, partido do Vellinho, Graziela Hoffmann, se disse orgulhosa pelo substituto de Vellinho, sem citá-lo.
César Prux chega com uma baita responsabilidade à secretaria de Obras.
A observar
O vereador Gralha disse na tribuna de segunda que vai levar uma denúncia ao Ministério Público sobre um atendimento do SAMU, onde um dos agentes do órgão de salvamento teria ironizado familiares e presentes durante atendimento. O vereador disse que tem um áudio de prova que vai, ou levou ao MP. “Faltou com a ética e respeito”, reclamou Gralha. O vereador chegou a dizer que o mesmo servidor só não seria demitido porque é” cunhado do secretário da saúde”. Os servidores do SAMU são contratados pelos próprios municípios e estados, que são responsáveis pela gestão e operacionalização do serviço, em conjunto com o Ministério da Saúde. O governo federal repassa recursos para estados e municípios, que complementam os valores e se tornam responsáveis pela contratação e funcionamento do serviço.
Jonne
Pouco fala o vereador do PSD, Jonne Wulf. Portanto, ser elogiado ou criticado por ele significa mais. E ele elogiou muito o novo chefe do transporte da saúde. Aumentou a responsabilidade do Marcelo Andrade na função antes exercida pelo Almir Bastos Júnior, que foi mais de uma vez duramente criticado pelo mesmo vereador.
Danani quer duas CPIs
Uma seria para investigar a atividade da Corsan no município com o constante quebra rua e pela frequente falta de água e a outra para investigar o transporte universitário.
Corsan
Quanto a questão das diversas ruas que estão sendo abertas pela companhia é preciso que todos nós tenhamos o máximo de informação a respeito. Não há evolução sem sair da zona de conforto e se um dia queremos esgoto tratado uma hora dessas temos de por os canos, e é o que está acontecendo neste momento. O que precisa é uma boa harmonia sobre o pós, quando é hora de recompor o asfalto.
Comissão
A Câmara de Canela até criou uma comissão especial para acompanhar e fazer um levantamento. O vereador Rodrigo Rodrigues chegou a dizer na tribuna que o relatório está feito. Hoje eu pedi acesso ao documento, mas ele pediu mais um pouco de tempo. Confesso que estou curioso para ver esse relatório e repito, é preciso ver em loco o que está acontecendo e orientar corretamente a população. Desde muito tempo que vemos poucos ou quase nenhum investimento em saneamento. Diziam: Os políticos não se interessam porque enterrar canos não dá voto”. Além de não dar voto vemos que tem toda essa mão durante as obras. Mas agora precisamos ser forte e seguir com o projeto para que isso seja resolvido. Tratar o esgoto é questão de saúde pública. Também já é um estudo antigo que concluiu que cada real investido nisso economiza diversos em saúde. Não para ser do contra sempre.
Unidade de Pronto Atendimento
Repercutiu na página do Integração o pedido da vereadora Professora Denise à prefeitura, para que seja feito um estudo para avaliar a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Várzea Grande. O objetivo seria facilitar o acesso a serviços de saúde de média complexidade, reduzir a demanda no Hospital Arcanjo São Miguel e ampliar a rede de atendimento médico no município. Parece bem bonito colocado assim. A sociedade se empolgou, mas não é tão fácil. Diria que não há nenhuma possibilidade disso se tornar realidade a curto prazo. Basta ver que não temos médicos disponíveis nem nos postos, e nem material muitas vezes. Penso que inclusive o maior número de postos não resolve. Melhor andar um pouquinho mais e chegar onde tem atendimento.