GRAMADO – O Centro de Saúde Carlos Altreiter Filho recebeu na quarta-feira passada (25) mais um Encontro Coletivo do Programa Hiperdia, voltado ao acompanhamento de pessoas com hipertensão e diabetes. A atividade reuniu usuários da unidade para um momento de educação em saúde e troca de experiências.
A reunião foi conduzida pela enfermeira Carla Rolão e pelo médico da Estratégia de Saúde da Família, Lorenzo Santana, que abordaram um tema muito presente nas estações mais frias do ano: a tosse.
Durante o encontro foram abordados os diferentes tipos de tosse (seca, produtiva, aguda e crônica); os sinais de alarme que exigem avaliação médica imediata, como a tosse com sangue (hemoptise); a dificuldade para respirar ou falta de ar; febre persistente por mais de três dias; e a tosse que dura mais de três semanas.
O manejo não farmacológico, com destaque para a importância da hidratação, de evitar exposição a fumaças e poeiras, manter os ambientes bem ventilados, abandonar o tabagismo e se vacinar contra a Influenza e pneumonia, foram algumas das orientações apresentadas pelos profissionais.
Na ocasião, a enfermeira Carla demonstrou de forma prática a técnica correta de lavagem nasal com soro fisiológico, incentivando o hábito entre os participantes e ressaltando que o ato ajuda a eliminar secreções, aliviar a congestão e reduzir a necessidade de medicamentos em muitos casos.
Já o médico Lorenzo reforçou que a tosse é um mecanismo de defesa do corpo, mas que requer atenção quando acompanhada de sinais mais graves ou persistentes. “Na dúvida, ou na presença de sinais de alarme, procurar o serviço de saúde é sempre a melhor escolha”, disse Lorenzo.
O secretário da Saúde, Jeferson Moschen, agradece a presença de todos e reforça “o compromisso da Administração Municipal com a promoção da saúde e a qualidade de vida da população gramadense”.