Tiago Manique
REGIÃO – O campo do 11 Canarinhos com novas arquibancadas, foi palco no domingo (10) de um evento que uniu esporte e solidariedade. A 7ª edição do Grenal da Solidariedade, que contou com a participação de ex-atletas do futebol amador das cidades de Canela, Gramado e região, foi realizado com o objetivo de arrecadar alimentos para instituições assistenciais locais.
O evento, que mais parecia uma grande reunião de amigos, teve como principal foco a promoção de um gesto de solidariedade em um momento de confraternização. Durante o encontro, os ex-jogadores reviveram os tempos de glória no campo, compartilhando histórias e lembranças, ao mesmo tempo em que se engajaram ativamente na causa social que motivou o evento.
Vila: Lembranças
Representante do Internacional, o atleta Vila, costumas participante do evento de anos anteriores manifestou satisfação em estar participando, de rever amigos e se recordou de um momento que marcou sua carreira pelos campos de futebol.
“É uma grande confraternização para ajudar os mais necessitados e oportunidade de rever amigos e celebrar o passado. E nessas conversas lembro de um momento em 1992 que me marcou foi quando fiz o gol do título do 11 Canarinhos, era contra a Ortopé no campo deles, empatei o jogo e ganhamos nos pênaltis”, recorda-se ele da competição chamada de Copa dos Campeões. Atualmente Vila rola a bola pela categoria veteranos do Juventus da Linha Bonita e está atuando pelo Panelão no Futsal Master de Gramado.

Chimbé: Momento marcante
Do lado tricolor, atuando pelo Grêmio Chimbé também esteve se recordando dos grandes momentos. Para ele foi uma derrota inesperada de um título. “Lembro de um fato que aconteceu aqui [Campo do 11 Canarinhos]. Era decisão de título na década de 90 jogava pelo São Roque e o resultado foi positivo lá na nossa casa e jogávamos pelo empate fizemos 2 a 0, praticamente definido o título, mas sofremos o revés de virada e perdemos. E coincidência que o pessoal daquele dia da final, estão quase todos aqui no Grenal da Solidariedade”, descreveu.

Homenagens
Como é tradicional, toda edição do Grenal da Solidariedade tem os momentos de recordações, homenagens e agradecimentos. Gelson Miranda, o Negretti que tem auxiliado o 11 Canarinhos. Também homenageados Ademir Scariot e Dércio Tomazi, que foram campeões Municipais em 1976 pela equipe do Ipiranga da Linha Nova. Veteranos do 11 Canarinhos, atletas que atuam no Campeonato de Futebol da Primeria Divisão de Gramado e aos assadores Marcio Fuhr, Marcelo Foss e o seu Idalencio, além de diversas pessoas que conseguiram brindes para os sorteios.


União e solidariedade
Marlon Portulan, um dos organizadores do Grenal da Solidariedade, fez questão de celebrar a adesão das pessoas e a forte presença de ex-atletas que marcaram história no futebol amador da região. “É emocionante ver tantos amigos reunidos novamente, relembrando os bons momentos do esporte, mas mais gratificante ainda é ver a união em torno de uma causa tão nobre”, afirmou Marlon, que destacou a importância do evento para ajudar aqueles que mais precisam. A ação arrecadou uma grande quantidade de alimentos não perecíveis que foram destinados para as entidades Vale a Pena Viver e também o Lar de Idosos Maria de Nazaré.