InícioColunistasO PP predomina

O PP predomina

Tempo de leitura: < 1 minuto

Vai ser mais uma eleição em Gramado que o PP vai predominar. Maior número de candidatos apoiando, os CCs, secretários e vereadores vão conquistando adeptos e a cidade vai tomando cor.
A convenção sábado pela manhã foi uma palhinha. Nada é pequeno para um partido que tem três mil filiados, nem as discussões, certamente. A Câmara estava azul e branca, dos pés à cabeça.
Conversamos ao vivo com Moacir Tissot, irmão do prefeito e ex-vereador, com Jaime Schaumloeffel, também ex-vereador e ex-secretário, ex-presidente do partido (várias vezes) e atual vice, e com o Luia, vice-prefeito. Fiquei surpreso com o otimismo deles. Moacir e Jaime querem, no mínimo, cinco vereadores do PP e o Luia é ainda mais otimista, falou em seis. É um time forte, que está em evidência, mas a concorrência é grande, serão mais de 90 candidatos, com 10 partidos, ou federações.

Majoritária

O PP desde logo, antes de começar as discussões, definiu e anunciou que a dupla Nestor e Luia se repetiria. Somando isso a dificuldade da oposição em se organizar e lançar candidaturas, prevê-se como deverá ser o resultado da eleição, respeitando a remota possibilidade de algo novo ocorrer até 6 de outubro.

Uma bela dupla

O MDB sofreu bastante, mas apresentou uma dupla que é capaz de representar a voz da oposição. Seja qual for o resultado final, é bom que o eleitor tenha um ‘local’ para depositar seu voto de oposição. Aqueles que não gostam do Nestor e do PP tem que ter como fazer o voto de protesto. Sejam 10 eleitores, mil ou mais. Parabéns Renan e Lauro.

PT/PV/PCdoB: uma decepção

Acredito que nem mesmo aqueles petistas de carteirinha poderiam apoiar o que ocorreu com a majoritária para esta eleição. Sinceramente não tenho palavras para descrever o que o PT de Gramado conseguiu. Trouxeram um senhor que está como secretário municipal em outro município para concorrer a prefeito daqui. Pense em uma coisa cômica. O cara vai resolver o problema da população que paga seu salário, ou de Gramado? É surreal o que o PT fez, ou está fazendo em Gramado (o candidato a prefeito é secretário de Saúde em São Leopoldo). Eu estava colocando na conta da esquerda uma campanha bonita, salutar e até achava que elegeria um vereador, somando os votos do próprio aos do PCdoB, que é federado. Mas assim, dificulta muito.

Entre paredes

O MDB de Canela que faça de tudo para manter suas brigas internas entre paredes. Se contaminar o eleitor, corre o risco de sucumbir e ficar em terceiro, ou quarto, nesta eleição com cinco candidatos. Conseguindo fazer isso, certamente vai estar cabeça a cabeça no final da corrida.
Luciano Melo está na chapa como vice a contragosto e isso é bem perigoso. Ele queria ser o candidato a prefeito, não deu, e então pretendia tentar se reeleger vereador, mas o partido foi pra cima e meio que o obrigou a aceitar ser o vice de Marcelo, para não ficar fora do pleito. Na sexta à noite houve um acordo, sábado durante a convenção Luciano mudou de ideia e insistiu em tirar seu nome, a convenção parou, as conversas continuaram e Luciano cedeu, mas chateado. Foi embora da convenção e no horário em que era para ser uma festa não aparecia, já era quatro horas da tarde quando apareceu, cabisbaixo.

Cinco candidatos

Quero parabenizar o Marcelo Savi, pela candidatura. Como ele mesmo disse na entrevista sábado, é para poucos chegar nesta condição, mas ele merece muito. Tem uma história bonita em Canela, de muita luta e trabalho, é preciso reconhecer isso. Quando a poeira baixar e Luciano aceitar e se orgulhar do posto de vice, vai ser uma dupla muito forte, quase perfeita.
Também apreciei a decisão da esquerda que formou uma bela dupla para a majoritária e uma boa lista de nomes à vereança. Certamente a esquerda do município pode se orgulhar.
Quanto as demais candidaturas, Cristina Moura (PP), Erni Schäfer (PL) e Gilberto Cezar (PSDB) acho todos nomes que se vencerem a eleição farão o melhor por Canela.

Democracia

A campanha inicia oficialmente dia 16. Só a partir dali os candidatos poderão pedir votos e divulgar seu número. Até lá, só estas duas coisas são proibidas e por isso, quem está pré-candidato já pode, e deve, fazer a sociedade eleitoral saber dos seus propósitos. A campanha em si ficou curta para muita coisa. 45 dias passa voando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...

Smart Cities Park encerra e anuncia duas edições em 2026

REGIÃO - A quarta edição do Smart Cities Park encerrou nesta quinta-feira (30), em Nova Petrópolis, consolidando-se como o maior evento de inovação, tecnologia...

Mutirão para limpeza da Cascata dos Narciso ocorre hoje

GRAMADO – Hoje, sábado (25), a partir das 8h, acontecerá um trabalho voluntário e coletivo, que tem como objetivo limpar e preservar um espaço...

Série Ouro tem líder isolado

CANELA - A bola rolou com intensidade e muitos gols na noite desta quinta-feira (23) pela 5ª rodada do Campeonato Municipal de Futsal –...
error: Conteúdo protegido