Nicolas Felippetti
No último programa Raio-X do Jornal Integração, realizado nesta terça-feira (26), o diretor Cláudio Scherer recebeu o presidente do Partido Progressista (PP) de Gramado, Márcio Coracini, para uma discussão detalhada sobre os planos e estratégias do partido para as próximas eleições municipais. Coracini, que além de ser presidente do partido, é arquiteto e atua na construção civil, trouxe informações sobre a visão e os objetivos do PP para o cenário político local.
Uma das questões centrais abordadas foi a relação do partido com a prefeitura de Gramado. Coracini enfatizou o respeito à autonomia do prefeito Nestor e sua equipe, destacando que o PP não interfere nas decisões administrativas, mas busca uma relação de cooperação e diálogo para promover o desenvolvimento do município. “Nós não temos interferência dentro da prefeitura. A prefeitura quem comanda é o prefeito Nestor, então quem nomeia pessoas, quem determina quais vão ser as ações de investimentos dentro da gestão, é o prefeito com seus secretários. Então a gente não tem essa interferência. A gente respeita a autonomia do prefeito”, ressaltou Coracini.
No que diz respeito às eleições, Coracini revelou que o partido espera um aumento no número de filiados após o fechamento da janela partidária, o que fortalecerá sua base. Quanto às candidaturas, o PP pretende manter Nestor e Luia para as eleições majoritárias, enquanto para a Câmara de Vereadores, há uma seleção criteriosa dos candidatos, priorizando aqueles alinhados com a gestão municipal e comprometidos com os interesses da comunidade. “A princípio temos os 10 nomes, mas estamos avaliando quem está compatível com o prefeito. Não adianta uma pessoa chegar lá, querer se colocar contra o prefeito e querer concorrer a vereador. A decisão do prefeito pesa muito para a escolha da nominata, porque é o exército dele, é o pessoal de linha de frente dele ali, então você tem que estar conectado com o prefeito e com o vice”, enfatizou.
Além disso, Coracini fez um apelo à participação ativa dos cidadãos na política local, incentivando o envolvimento em conselhos e iniciativas comunitárias como forma de influenciar positivamente o futuro da cidade. “Se envolvam nos conselhos, se envolvam na Gramado Tour, se envolvam na cidade, pois assim vocês conseguem ter o direito de participar, de mudar e reclamar. Mas se vocês não se envolverem não adianta nada, vocês ficam apenas falando aí. As pessoas têm que escutar a voz de vocês, têm que escutar a posição de vocês”, disse o presidente do PP em relação ao envolvimento da sociedade na política local.
Destacou também a importância da união entre os municípios da região para promover o desenvolvimento econômico e social de forma integrada. “Onde temos uma região forte, temos trabalho, temos desenvolvimento, temos qualidade de vida. Tem tudo o que às vezes outras regiões não têm. Então a sinergia e a conexão entre Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Três Coroas, São Francisco de Paula é muito importante. Isso para essa nova linha de políticos que estão vindo é bastante importante, esse revanchismo antigo e ultrapassado que existia, isso está caindo por terra. O que precisamos criar hoje é um novo formato de gestão para a região das Hortênsias com pessoas comprometidas como as que estão hoje nos escutando”, destacou.
Para uma possível nova gestão (2025/2028), o presidente e arquiteto sugere atenção em relação às questões urbanísticas e de infraestrutura, o presidente do PP propôs uma abordagem renovada, com foco na mobilidade urbana e na preservação do patrimônio histórico, ao mesmo tempo em que busca inspiração em experiências bem-sucedidas de outras cidades semelhantes mundo afora. O presidente do PP cita que teria “repaginações “ a serem realizadas na cidade. “Seria diferente, mas eu tenho de respeitar o que está aí”, enfatizou.
O presidente do partido do atual governo municipal ainda fez elogios e ponderações ao governo Nestor, diz que muita coisa seria diferente se prevalecesse sua visão. Márcio Coracini confirmou que a chapa Nestor e Luia deverá se repetir na eleição de outubro e acredita que a sigla pode eleger “mais de quatro” vereadores. “Nós temos nos envolvido com o prefeito na questão de oxigenação de pessoas, criar uma base nova e isso vai se refletir dentro da nossa eleição municipal. Nós vamos ter um quadro de candidatos a vereador bastante renovado ali, vai ter bastante nomes novos, pessoas que estão começando a participar, vão ter pessoas que já são do mundo político conhecido jovens, e vai ter pessoas que não são do mundo político, mas que vão começar a trabalhar pela cidade. E dentro da administração o prefeito ele valoriza muito os jovens, nós temos muita gente jovem ali dentro”, finalizou.
Confira abaixo a entrevista completa. Para ouvir no celular basta clicar em OUVIR NO NAVEGADOR
A entrevista completa também pode ser conferida na página do YouTube do Jornal Integração