InícioGeralGramado e CanelaMoradores sofrem com a falta de água recorrente

Moradores sofrem com a falta de água recorrente

Tempo de leitura: < 1 minuto

Texto: Leonardo Santos – [email protected]

CANELA – A falta de água tem se tornado um tormento para os moradores de diversos bairros do município desde o mês de novembro. Relatos de escassez do recurso têm chegado à reportagem, principalmente vindos dos bairros Maggi, Alpes Verdes e Leodoro de Azevedo.

Os moradores afetados descrevem situações angustiantes, onde são impedidos de tomar banhos quentes e realizar necessidades básicas devido à falta de água. A moradora Ana Paula Leidens, residente do bairro Maggi há 18 anos, tornou-se uma das vozes mais ativas acerca deste caso. Ela mora com o esposo, a mãe e dois filhos de 4 anos e dois meses, respectivamente. “As maiores dificuldades são as diárias, as essenciais do dia a dia, como lavar louça, fazer comida, lavar roupa, tomar banho, limpar a casa, o básico do básico. O fio de água que vem mal dá para lavar um talher”, descreve.

Ana Paula relata que abriu inúmeros protocolos junto à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), responsável pelo fornecimento de água na região, mas não houve uma solução definitiva para o problema. Ela expressa sua indignação e sentimento de descaso por parte da companhia, que não demonstra empenho em solucionar a situação.

“Temos problemas desde que houveram as fortes chuvas em novembro. Imaginávamos que o problema estava atrelado aos danos causados pela chuva, contudo com o passar de duas, três semanas começamos a abrir inúmeros protocolos diariamente junto à Corsan. Os que eram feitos de forma online não davam solução alguma, fui presencialmente, a secretária abriu novo protocolo, mencionou estar com falta de funcionários e que dentro de dois dias iriam verificar, mas já mais de uma semana e nada”, comentou.

A falta de solução tem causado um sentimento de abandono entre os moradores afetados. A ausência de água não só compromete atividades básicas do dia a dia, como também traz consequências para a saúde e a qualidade de vida dessas famílias.

“É um sentimento de impotência, descaso, desrespeito, indignação, é um misto. A cada ligação a Corsan trata como se fosse um incidente isolado, pedindo para revisarmos o nosso registro, no qual já mencionamos estar tudo ok, mas mesmo após a recorrência de abertura de inúmeros chamados, continua assim”, lamentou.

“A população é tratada como lixo”, diz morador

Douglas Maciel fez coro ao que relatou Ana Paula e reclamou dos impedimentos que a falta de água ocasiona. “Ficamos sem água diariamente e os poucos momentos em que se tem a pressão é baixa, impedindo inclusive o chuveiro elétrico de esquentar, até mesmo realizar as necessidades básicas”, disse.

Ele, que é morador do bairro há 33 anos, ainda destaca que mesmo pagando impostos, a população é mal tratada. “Descaso, desrespeito ao próximo, apesar de pagarmos nossos impostos e nossa conta mensalmente, somos tratados como lixo”, reclamou.

Lívia Wullf, que mora no bairro há quase duas décadas, indicou para que a Corsan averigue os encanamentos e encontre o problema para dar uma resposta para a comunidade. Ela ainda reclamou que a falta de água tira a qualidade de vida dos moradores.

Podem verificar o encanamento, pois acho que está sendo mal distribuída a água e dar uma satisfação para a população, pois todo mês temos que pagar a fatura com um valor absurdo. É uma situação desagradável, pois não conseguimos fazer as coisas de casa, comida e ter um banho digno depois de um dia de trabalho”, completou Lívia.

Vazamento de grandes proporções foi detectado com uso de equipamentos especiais – Corsan/Divulgação

O que diz a Corsan

A reportagem entrou em contato com a Corsan, que informou estar ciente da situação e trabalhando para solucionar o problema o mais rápido possível. E ontem a Companhia informou sobre um trabalho realizado na madrugada e que pode ser o causador de todos os transtornos.

“A Corsan mobilizou nesta semana uma equipe de serviços para inspecionar, durante a noite, a existência de possíveis vazamentos ocultos com um equipamento denominado geofone após a detecção de oscilações no sistema de abastecimento para os bairros da região do Fundo do Campo, em Canela. Na madrugada desta quinta-feira (11), dois vazamentos não visíveis foram localizados, um em uma rede de 200 milímetros e outro na tubulação de 100 milímetros”.

O conserto das duas redes foi iniciado ontem de manhã, na Avenida das Américas e na Rua Irmão José Otão. Por conta do trabalho, o sistema de abastecimento para aquelas localidades precisou ser fechado, o que gerou nova instabilidade no fornecimento de água para os bairros Leodoro de Azevedo, Alpes Verdes, Eugenio Ferreira, Vila Maggi, Vila do Cedro e Palace Hotel até o início da tarde de hoje.

Os serviços foram finalizados ainda no dia de ontem e a normalização deve ocorrer de forma gradual. A Corsan acredita que estas ações deverão sanar os problemas de abastecimento nas regiões afetadas.

“Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644”.

Em contato com a reportagem, na manhã desta sexta-feira (12), Ana Paula relatou que o abastecimento ainda não foi normalizado. “Veio água, mas muito pouco. Sem pressão, um risco de água, não dá pra ligar o chuveiro”, informou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Economistas da Fiergs e Farsul alertam para desequilíbrio fiscal e desaceleração econômica

REGIÃO - A RA (Reunião-Almoço) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), de segunda-feira (3), reuniu no mesmo...

Novo momento

CANELA - Na tarde desta sexta-feira, 31 de outubro, a reportagem do Jornal Integração esteve na Secretaria de Turismo de Canela para uma entrevista...

Smart Cities Park encerra e anuncia duas edições em 2026

REGIÃO - A quarta edição do Smart Cities Park encerrou nesta quinta-feira (30), em Nova Petrópolis, consolidando-se como o maior evento de inovação, tecnologia...

Mutirão para limpeza da Cascata dos Narciso ocorre hoje

GRAMADO – Hoje, sábado (25), a partir das 8h, acontecerá um trabalho voluntário e coletivo, que tem como objetivo limpar e preservar um espaço...

Série Ouro tem líder isolado

CANELA - A bola rolou com intensidade e muitos gols na noite desta quinta-feira (23) pela 5ª rodada do Campeonato Municipal de Futsal –...
error: Conteúdo protegido