“É rapidinho”… “Mas é só dois minutinhos”… Você, que respeita vaga de idoso e de deficiente, já deve ter ouvido algumas dessas justificativas daqueles que não respeitam. Eu confesso que já quebrei a cabeça tentando entender tamanha cara de pau e senso de individualidade de maioria das pessoas aí fora. Por um minuto, ou por uma hora, o desrespeito com o próximo é o mesmo. Com as regras também. Aliás, sou capaz de apostar um pacote de erva-mate que os mesmos que cometem estes desaforos criticam e reclamam da corrupção na política. “Ah, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra”. Errado. Tem tudo a ver.
Eu sou cliente do Rissul e toda vez que vou ao mercado (sim, toda vez) presencio algum tipo de desrespeito. Ou são pessoas estacionando em vaga de idoso ou de deficiente sem ter a devida identificação. Ou jovens ocupando vaga na fila do atendimento prioritário. Ou pessoas com muito mais de 10 itens no caixa rápido.
Terça-feira, na primeira hora da tarde, pouco antes da chuva, eu mesmo senti na pele um pouquinho dessa experiência vivenciada dia após dia por aqueles que são desrespeitados. Eu estava de moto e existem apenas três vagas para motociclistas na Osvaldo Aranha entre as ruas Getúlio Vargas e a Paul Harrys (Alô Dep. de Trânsito, é preciso aumentar isso). Neste dia, duas vagas estavam ocupadas por este lindo carro branco com placas de Canela. Um imprevisto que me fez chegar atrasado a um compromisso. Fui perdoado por quem me aguardava e desculpo quem descumpriu uma regra coletiva, mas espero que não se repita, afinal, viver em sociedade é respeitar o próximo
Aeroporto das Hortênsias
A cada dia que passa as expectativas se renovam e amadurecem. Na próxima semana, acontece em Brasília o 17º Fórum Latino-Americano de Liderança em Infraestrutura e Canela estará presente, não apenas para prestigiar o evento, muito pelo contrário, Canela vai estar no centro das atenções.
Este Fórum é um evento anual que reúne investidores com o objetivo de identificar e desenvolver projetos para o crescimento do Brasil e América Latina. Ali estarão 100 investidores (quatro brasileiros e 96 estrangeiros). Dez projetos serão apresentados, entre eles o do nosso aeroporto.
O secretário Paulo Tomasini vai participar do Painel de Projetos: Aeroportos. Este painel acontece no dia 1º de agosto, às 14h15. O convite traz a seguinte explicação: “Os projetos aeroportuários apresentam um tremendo potencial de investimento para o setor privado pelo aumento da demanda global por transporte de passageiros. Esta sessão reúne especialistas do setor e proprietários de projetos para discutir financiamentos”.
Pacificação política I
Ainda repercute a postagem do PDT no Facebook anunciando o lançamento do edital para a construção da escolinha Tio Beto no Canelinha. Além de administrar a Prefeitura, Constantino Orsolin precisa administrar também essa relação.
Aquele anúncio, que deveria ter sido feito pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura, não por um partido da base, rendeu uma nota de repúdio do MDB (veja na página 21). O esclarecimento é bem sucinto e cordial, mas é nítido o destino do recado.
Pacificação política II
Pelo que tenho visto o PDT canelense está ansioso para chegar na estação e desembarcar do trem. Este ponto de vista da coluna, para alguns, é exagerado, para outros já devia ter acontecido. O que me leva a fazer esta leitura da relação do partido com o atual governo são os acontecimentos recentes.
Eu explico: em março, o presidente do partido, Gino Bazzan, em um vídeo postado nas redes sociais, deixou o MDB em polvorosa quando disse que “no ano que vem haverá eleições municipais e nós estamos preparados para reassumirmos a Prefeitura de Canela”. Isso foi provocativo.
E agora essa da Tio Beto, cuja postagem sequer cita o governo, o que também foi visto de forma provocativa pelos emedebistas. “Repudiamos que partidos da base governamental façam uso das ações do governo para promoções pessoais”, diz um trecho da nota emitida pelo MDB.
O PDT, que agora tem assessoria de comunicação, já demonstrou que vai intensificar a divulgação das ações do partido na rede social, inclusive, novas ações do governo poderão ser divulgadas como se fossem do PDT (como essa da Tio Beto). E isso pode representar que os pedetistas desembarquem do trem, ou sejam desembarcados, muito antes da estação 4 de abril de 2019.
Saneamento em Canela
Durante a entrevista coletiva de anuncio do investimento de R$ 8 milhões para a pavimentação asfáltica dos 4,6 km entre os parques do Caracol e Ferradura, o prefeito Constantino Orsolin e o secretário de Meio Ambiente, Jackson Müller, anunciaram que estão estudando a municipalização do saneamento. “Não tem uma arroio em Canela que não está podre de esgoto ou cheio de lixo”, disse o secretário. “Esse enfrentamento já vem tarde. O problema não é de hoje, isso vem se arrastando há muito tempo”, enfatizou.
Alguma coisa precisa ser feita com extremíssima urgência. Além da péssima educação de uma parcela da população canelense, não existe uma infraestrutura que impeça a poluição dos nossos riachos. Domingo passado, no final da manhã, eu fui caminhar algumas voltas ali no Parque do Lago. É deplorável a situação daquele local (me refiro ao lago, não ao entorno). Literalmente uma represa de m***. É podre. Fede.
Pavimentação da ERS-235
Nesta semana aconteceu a sinalização viária tão necessária para aquele trecho da ERS-235 entre os bairros Canelinha e Industrial. Ficou muito bom. Mas quero destacar a atitude do prefeito Constantino Orsolin, que tão logo a sinalização ficou pronta, ele gravou um vídeo para agradecer à EGR e à Secretaria Estadual dos Transportes que atenderam a solicitação.
E junto ao agradecimento, ele reforçou um pedido antigo de Canela que é a conclusão da pavimentação em pista dupla até o Santuário de Caravaggio. “Existe a nossa preocupação quanto à necessidade desta duplicação. Por aqui, secretário (Jovir Costella), entra todo o turismo da Rota do Sol e nós gostaríamos que esse projeto fosse realizado o mais rápido possível. É uma obra fundamental para o turismo de Canela. Aqui no Saiqui acontece um dos maiores rodeios do estado e aqui no Saiqui temos o Santuário de Caravaggio que atrai milhares e milhares de pessoas e vai atrair ainda mais quando a nova igreja estiver pronta. Governador Eduardo Leite, nos dê uma mão, essa obra é de vital importância para nós”, pediu o prefeito. Esta coluna, e toda a comunidade, reiteram este pedido.