CANELA – O último dia dos Festejos Farroupilhas começou com uma boia campeira no capricho ao meio dia no Parque dos Rodeios do Saiqui, sendo um ‘aquece’ para o restante da programação.Logo no início da tarde, o grupo Marca do Tempo iniciou a animação do baile, que contou com um grande número de pessoas.
Por voltas das 15h, os cavalarianos se reuniram nos arredores do Parque do Palácio para a principal atividade do dia: o Desfile Farroupilha. Crianças, prendas e peões, com belas montarias, participaram do cortejo que contou com cerca de 230 participantes, que acompanharam o trajeto pelo Centro e seguiram em direção ao Parque de Rodeios Saiqui, numa distância de 7km. Seguindo os cavalarianos, algumas entidades recolheram doações para as vítimas da enchente do Vale do Taquari.
Na chegada do desfile, a patronagem do CTG Querência fez a entrega do troféu ao Piquete de Laçadores Serra e Fronteira, grande campeão do Campeonato de Laço. O Troféu Braço de Ouro, que neste ano levou o nome de Samuel Zanatta para Alex Schimitt e dos demais vencedores.
“Obrigado a todos que contribuíram para o sucesso do evento. Em tempos difíceis é mais que gratificante vermos que nossa cultura e tradição, mesmo sendo esmagada pelo modismo, sendo lembrada por muitos apenas em setembro e por outros nem isso, se mantém viva no coração de muitos. Pois somos gaúchos de coração e tradicionalistas por opção. Que venham os Festejos Farroupilhas 2024”, disse em seu pronunciamento, o patrão do CTG Querência Jeferson Lodea.