REGIÃO – Auxiliar jovens e estudantes a ingressarem no mercado de trabalho, oportunizando o desenvolvimento profissional e de inclusão social é uma das atribuições do Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS). Para muitas pessoas é o portal para a primeira oportunidade profissional ou de ingressarem na área que estão estudando.
Semana passada foi comemorado o Dia do Estagiário e um dos exemplos de ter recebido a oportunidade na área que está estudando é a moradora do bairro Várzea Grande de Gramado, Luiza Schneider, 21 anos. Estudante do 6º semestre do curso de Administração da Universidade de Caxias do Sul (UCS) – Campus Universitário da Região das Hortênsias, ela ingressou no CIEE de Gramado, que atende também Canela e outros cinco municípios.
Luiza que atua na recepção da entidade e auxilia nos contratos entre empresas e estagiários, recorda-se que buscou uma vaga em qualquer área, mas que ao participar de um processo seletivo, conquistou seu primeiro emprego no setor em que está estudando.

“Esta oportunidade chegou, quando procurei o CIEE para qualquer vaga, tinha em aberto e participei do processo seletivo e consegui”, recorda-se. Luiza mencionou que ter iniciado o estágio além da contribuição profissional, ajudou no lado pessoal como superar a timidez.
“Era muito tímida, até na minha vida e na faculdade e superei. Consegui adquirir bastante conhecimento com contratos de trabalho e tive uma percepção melhor da vida e até em casa acaba dando mais valor, ter este compromisso com a gestão financeira”, declarou.
Além de Luiza, o CIEE possui ainda mais 450 bons exemplos de estagiários que estão sob a coordenação de Caroline Durayski, Contato Empresarial da instituição. Empresas também neste rol de cadastros, que somam 350. O cenário positivo no mercado de trabalho da região, reflete também nos estágios. Conforme Carol, 43 vagas de estágios estão em aberto no cadastro da instituição.
Carol Durayski mencionou que o aquecimento do mercado de trabalho na região é um dos motivos e outros pelo fato do custo de vida ser elevado, muitos jovens buscam o mercado de trabalho para auxiliar as despesas em casa.
“A economia está aquecida com o preenchimento dos postos de trabalho, mas o nosso papel é ir nas universidades e escolas e buscar estes profissionais para vagas disponíveis. Não é obrigatório ter experiência na área, mas que o estudante independente da idade tenha vontade de aprender, que seja proativo”, disse. Carol mencionou ainda que as áreas que existe mais necessidade de estágios são para pedagogia, administração, marketing, publicidade e propaganda, engenharia e arquitetura.
Os passos para o estágio
Para realizar o estágio, é necessário ter 16 anos ou mais, estar regularmente matriculado e frequentando cursos do Ensino Médio, Técnico ou Superior. Além deste critério, Caroline explicou que o interessado pode fazer o cadastro presencialmente, em Gramado ou pelo site. Ela explicou a contribuição do CIEE, neste processo de auxiliar que ingressa no estágio e das empresas que estão acolhendo os novos trabalhadores.
“Temos esta missão de intermediar parcerias com as empresas e universidades. Buscamos auxiliar às melhores oportunidades em empresas parceiras desenvolvendo habilidades para o futuro profissional. Oferecemos também suporte e orientação. Fizemos visitas nos locais de trabalho, um acompanhamento para ver se o estagiário e a empresa estão satisfeitos, pois tem que ser bom para todos os lados”, explicou.
Saiba mais
O CIEE tem 54 anos de atuação, sendo que na região possui 33 anos. Alunos que buscam uma oportunidade de estágio podem fazer o cadastro no site www.cieers.org.br ou procurar diretamente a sede do CIEE, em Gramado na Avenida das Hortênsias, 2040, sala 21, no Centro Comercial Avenida das Hortênsias, em frente a Prefeitura. As empresas interessadas em captar estes profissionais, podem efetuar estes mesmos procedimentos. Mais informações pelo telefone: (54) 3286.6830.
Texto: Tiago Manique – [email protected]