Campanha será divulgada em veículos de comunicação tradicionais e nas mídias digitais (Foto Reprodução, arte Agência Quadrante)
A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul lançou campanha para sensibilizar os consumidores para que adquiram seus produtos no comércio local. A mobilização está estruturada em materiais que serão divulgados em veículos de comunicação tradicional e nas mídias digitais. O objetivo é reforçar para a população a importância de movimentar o comércio local. “Estamos passando por um período de incertezas, de prejuízos que ultrapassam o aspecto econômico e atingem o coração das empresas. Os desafios são diários para clientes e empresariado local. Por que não unir forças para passar por tudo isso de maneira mais forte?”, afirma Micael Canuto, vice-presidente de Comunicação da CDL.
Além da comunicação visual, a campanha “Caxias tem tudo e precisa de todos” tem continuidade por meio de outras estratégias. Os mais de 4,3 mil associados serão abastecidos com dicas e estratégias para atrair os clientes às lojas e aos serviços. Também serão estimulados para o desenvolvimento de campanhas criativas e promoções, e orientados para a comercialização pelas redes sociais e plataformas de e-commerce.
Os empresários também seguem sendo atualizados sobre os cuidados e protocolos de saúde divulgados pelos órgãos competentes. No blog da CDL Caxias os leitores podem buscar informações sobre os benefícios oferecidos pelo governo federal ao comércio, serviços e indústria.
O presidente da CDL, Renato S. Corso, reforça que a volta do atendimento deve ocorrer de forma consciente. “Estamos orientando os associados a seguirem com extrema atenção todos os protocolos. Precisamos salvar vidas e termos um olhar atento para a recuperação das empresas”, enfatizou.
Atualmente, há 19 mil lojas registradas na cidade. O setor é responsável pela geração de, aproximadamente, 28 mil empregos formais e representa 28% do PIB do munícipio, com faturamento anual de R$ 2,1 bilhões. “Justamente por isso, em meio a recessão econômica causada pelo coronavírus, é fundamental que a cadeia continue girando, mesmo que de forma reduzida, para que todos consigam manter suas fontes de renda e a economia não entre em colapso”, resume Canuto. Com a paralisação de 27 dias, R$ 97,2 milhões deixaram de ser arrecadados pelo comércio, segundo estimativas da CDL.
Expectativa de retomada lenta
Dos 4,3 mil associados do setor de comércio e serviços da CDL Caxias, 69% – perto de 3 mil – são micro e pequenas empresas. Para o presidente Renato S. Corso, a flexibilização da abertura, mesmo que de forma gradual, com apenas 50% do quadro, está sendo comemorada.
Para o dirigente, a medida será fundamental para dar fôlego, especialmente aos pequenos empreendimentos, que possuem uma reserva menor no fluxo de caixa e, consequentemente, maior risco para demissões e encerramento de atividades. “Temos ciência que a retomada será extremamente lenta. Deverá haver pouco movimento nos estabelecimentos e a normalização no atendimento pode levar, pelo menos, 30 dias. A valorização dos negócios locais neste momento deve ser prioridade para os consumidores", reforça Corso.
A CDL segue orientando os associados para que busquem contato com os proprietários de seus imóveis para negociação de vencimentos. “Na maioria dos casos, há uma flexibilização para o pagamento de aluguel e condomínio, seja por meio de parcelamento, prorrogação ou isenção. Precisamos ajudar uns aos outros”, aponta.
Sindilojas retoma atendimento presencial de forma parcial
Com apenas 50% de sua equipe, em respeito às normas sanitárias e de distanciamento sociais determinadas pela legislação, o Sindilojas voltou a atende o público, em sua sede, na sexta, 17. Desde o dia 23 de março, a entidade usava o regime de home office. Com a mudança, o associado pode acessar a entidade exclusivamente pela portaria localizada na Rua Alfredo Chaves, 820, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h, de segunda a sexta-feira.
Por enquanto, para evitar um fluxo maior, não será realizado o atendimento do SCPC Boa Vista para a pessoa física que deseje verificar a sua situação de crédito. As informações poderão ser acessadas em https://www.consumidorpositivo.com.br/. Os associados podem entrar em contato ainda pelo telefone geral da entidade (54) 4009-5555 e endereços de e-mails, conforme o setor ao qual se dirige o encaminhamento.