CANELA – Esta grave crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus, que impõe muitas dificuldades a centenas de famílias, está instigando uma rede de solidariedade. Em Canela, o projeto Alimentação Solidária tem o intuito de proporcionar refeições gratuitas para as famílias em maior situação de vulnerabilidade.
A iniciativa consiste em utilizar a estrutura das cozinhas de três escolas municipais: Bertholdo Oppitz no São Lucas, Serafina Seibt no São José e Dante Bertolucci no São Luiz. A ideia inicial é produzir 200 refeições em cada escola e disponibilizar para distribuição nas sedes do Cras Canelinha, do Cras Santa Marta e no São Luiz na própria escola.
O projeto deve ser executado pela Secretaria de Assistência Social que determinará, via cadastro, quais as famílias contempladas com as marmitas e também promoveria a entrega das refeições. O apoio é da Secretaria de Educação que oferece as cozinhas, merendeiras para a preparação da comida e também parte dos mantimentos.
O secretário de Educação, Gilberto Tegner, o Tolão, foi procurado pelo Jornal Integração e comentou que “nós temos os recursos humanos, os locais para preparação e distribuição e boa parte dos alimentos. Temos que aproveitar o que ainda há de alimentação nas escolas, tem coisas que até podem vencer se a escola ficar muito tempo fechada”.
O secretário também revelou que muitos servidores da Educação que já souberam desta ideia estão fazendo contato para se colocarem à disposição de ajudar. Na manhã desta quinta-feira, o vereador Marcelo Savi procurou o secretário para conhecer a proposta e prestou integral apoio à iniciativa.