InícioEducaçãoGramado e CanelaAprendizado dentro do laboratório

Aprendizado dentro do laboratório

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – Conhecendo e descobrindo de forma prática e lúdica a ciência. Esta vivência está ocorrendo com alunos do 1º ao 9º ano das escolas de ensino fundamental da rede municipal. A Prefeitura de Canela adquiriu 14 kits de Laboratórios de Ciência. O investimento total na aquisição dos materiais foi de R$ 1.169.378,28 incluindo uma capacitação para professores, pedagogos e gestores das escolas.

Na semana passada, 26 alunos do quarto ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental (Emeif) Barão do Rio Branco, bairro Saiqui, participaram da aula inaugural no novo Laboratório de Ciências da instituição. Quando a porta da sala foi aberta, os estudantes ingressaram em um novo portal do conhecimento, tamanha a alegria e curiosidade em iniciar a aula.

O tema da aula foi o corpo humano e sobre a bancada dois protótipos, semelhantes ao manequim de loja, onde os estudantes visualizaram os órgãos e puderem montar e desmontar, sobe a supervisão da professora Juliana Tegner Ruivo.

A docente revelou que o espaço próprio para o estudo nas aulas de ciência será de grande valor no ensino, possibilitando aliar o ensino teórico com o que é praticado dentro do laboratório.

“É maravilhoso este espaço [Laboratório de Ciências] nunca tivemos é diferenciado. É com muita alegria que vejo eles [alunos] participarem de uma aula lúdica é nítido a melhora no aprendizado, a atenção dos alunos é diferente, aguça a curiosidade. Agora querem saber sobre os animais”, contou.

A diretora da escola, Silvana da Rosa Pazini, incrementou o laboratório com vidros de animais peçonhentos em vidros com formol para o estudo dos alunos. Ela destacou também o significado do novo laboratório para a instituição, professores e principalmente para os estudantes de ter uma aula mais prática e lúdica.

“Como professora de biologia é um sonho realizado apesar de não estar atuando no momento. Com o laboratório, é possível verificar na prática o que se vê na aula teórica, assim como os fatores que influenciam cada experimento. Nas aulas práticas, a quantidade de questionamentos e o interesse dos alunos aumentam de forma muito significativa”, pontuou.

Aprendendo brincando

Curiosidade e muitos porquês eram direcionados pelos estudantes para a professora Juliana durante a atividade. Um destes, é o morador do bairro Saiqui, o aluno Rafael Braga Osório, 9 anos. Em uma das ações desenvolvidas no laboratório foi de um aluno desenhar o corpo de um colega e a arte colocada no papel, foi a caricatura do próprio Rafael, que elogiou a aula inaugural no laboratório.

“Gostei muito de estudar o corpo humano. Aprendi como funciona o coração no nosso corpo e também sobre o esqueleto, gostei muito desta primeira aula no laboratório de ciências”, disse.

Os órgãos do corpo humano também chamou a atenção da aluna Betina de Oliveira dos Santos, 9 anos. Residente do bairro jardim das Fontes, ela confidenciou que melhora o aprendizado com a visita no laboratório.

“Gostei bastante de vir aqui [laboratório] a gente aprende melhor e me chamou a atenção o corpo humano, os bebês no feto da mãe e gosto de estudar muito também os animais”, disse ela, enquanto segurava com uma pinça uma cobra de um dos experimentos expostos.

Foto: Tiago Manique/JIH – Betina mostrando uma de suas paixões no estudo que é os animais

Texto: Tiago Manique – [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido