CANELA – Conhecendo e descobrindo de forma prática e lúdica a ciência. Esta vivência está ocorrendo com alunos do 1º ao 9º ano das escolas de ensino fundamental da rede municipal. A Prefeitura de Canela adquiriu 14 kits de Laboratórios de Ciência. O investimento total na aquisição dos materiais foi de R$ 1.169.378,28 incluindo uma capacitação para professores, pedagogos e gestores das escolas.
Na semana passada, 26 alunos do quarto ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental (Emeif) Barão do Rio Branco, bairro Saiqui, participaram da aula inaugural no novo Laboratório de Ciências da instituição. Quando a porta da sala foi aberta, os estudantes ingressaram em um novo portal do conhecimento, tamanha a alegria e curiosidade em iniciar a aula.
O tema da aula foi o corpo humano e sobre a bancada dois protótipos, semelhantes ao manequim de loja, onde os estudantes visualizaram os órgãos e puderem montar e desmontar, sobe a supervisão da professora Juliana Tegner Ruivo.
A docente revelou que o espaço próprio para o estudo nas aulas de ciência será de grande valor no ensino, possibilitando aliar o ensino teórico com o que é praticado dentro do laboratório.
“É maravilhoso este espaço [Laboratório de Ciências] nunca tivemos é diferenciado. É com muita alegria que vejo eles [alunos] participarem de uma aula lúdica é nítido a melhora no aprendizado, a atenção dos alunos é diferente, aguça a curiosidade. Agora querem saber sobre os animais”, contou.
A diretora da escola, Silvana da Rosa Pazini, incrementou o laboratório com vidros de animais peçonhentos em vidros com formol para o estudo dos alunos. Ela destacou também o significado do novo laboratório para a instituição, professores e principalmente para os estudantes de ter uma aula mais prática e lúdica.
“Como professora de biologia é um sonho realizado apesar de não estar atuando no momento. Com o laboratório, é possível verificar na prática o que se vê na aula teórica, assim como os fatores que influenciam cada experimento. Nas aulas práticas, a quantidade de questionamentos e o interesse dos alunos aumentam de forma muito significativa”, pontuou.
Aprendendo brincando
Curiosidade e muitos porquês eram direcionados pelos estudantes para a professora Juliana durante a atividade. Um destes, é o morador do bairro Saiqui, o aluno Rafael Braga Osório, 9 anos. Em uma das ações desenvolvidas no laboratório foi de um aluno desenhar o corpo de um colega e a arte colocada no papel, foi a caricatura do próprio Rafael, que elogiou a aula inaugural no laboratório.
“Gostei muito de estudar o corpo humano. Aprendi como funciona o coração no nosso corpo e também sobre o esqueleto, gostei muito desta primeira aula no laboratório de ciências”, disse.

Os órgãos do corpo humano também chamou a atenção da aluna Betina de Oliveira dos Santos, 9 anos. Residente do bairro jardim das Fontes, ela confidenciou que melhora o aprendizado com a visita no laboratório.
“Gostei bastante de vir aqui [laboratório] a gente aprende melhor e me chamou a atenção o corpo humano, os bebês no feto da mãe e gosto de estudar muito também os animais”, disse ela, enquanto segurava com uma pinça uma cobra de um dos experimentos expostos.

Texto: Tiago Manique – [email protected]