GRAMADO – Não somente de celebrar as tradições e saborear a culinária diversificada da 32ª Festa da Colônia, mas neste final de semana, últimos dois dias do evento reserva também muita emoção e disputas nas finais dos Jogos Rurais.
Os jogos de bochas, masculino e feminino, e os de baralho, canastra, “66” e “3 Setes”, tem suas etapas decisivas neste sábado (13) e domingo (14) a partir das 9h. Já na competição de bocha feminino que iniciou com oito equipes terá os jogos da segunda fase no domingo e no mesmo dia a decisão do título.
Participação de 124 equipes de diversas localidades entres cinco categorias, como 40 na canastra, 32 no carteado 66, 16 no 3 Setes, além de 28 na bocha masculino e oito feminino, foi destacado por Theobaldo Dienstmann, um dos organizadores dos Jogos Rurais.
“Sucesso total neste ano os jogos. Esperamos para o final de semana grandes finais e com a expectativa acima da média. As equipes receberão a premiação do primeiro ao quarto lugar. Foi o ano que mais teve localidades e o número de atletas e este engajamento e integração entre as comunidades da zona rural e também da cidade foi muito importante. A competição é uma celebração da amizade entre as pessoas”, comentou Theobaldo lembrando da novidade deste ano da participação de todos atletas uniformizados, onde receberam camisetas oficiais da competição que foram adquiridas por meio de uma Emenda Impositiva do vereador Roberto Cavalin (PP).
O secretário de Esportes e Lazer Lucas Roldo manifestou a busca para incrementar o esporte na zona rural e busca incentivos e estruturas para manter motivadas as entidades e atletas em participar das competições.
“Temos este objetivo de fomentar e incentivar o esporte no interior. Em 2022 já tivemos um bom número de participantes no pós pandemia e este ano, buscamos uma melhor estrutura e foi muito bom este engajamento dos atletas do empenho do Theobaldo na organização e o sucesso dos Jogos Rurais também tem esta ligação ao bom andamento Feira Feito em Gramado e a Festa da Colônia. Que possamos deixar este legado para o ano que vem, que as entidades se motivem para participar e vamos estar preparados para melhorar a estrutura e receber bem os nossos competidores”, explicou.

Texto: Tiago Manique – [email protected]