CANELA – Qualificação, tecnologia, inovação e oportunidades. Estas palavras resumiu o clima de otimismo na manhã de terça-feira (7), durante a apresentação do plano de ações para este ano do Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Cidica).
A solenidade reuniu representantes de entidades empresarias e da educação, sindicatos, empresários e do setor público. Para este ano, diversos projetos e ações estão no planejamento, sendo que o ano já foi inaugurado com a conclusão do primeiro curso no Cidica, o Boas Práticas no Comércio de Alimentos, com três dias de capacitações para profissionais e empresários do setor da gastronomia na Serra.
A apresentação das ações ficou por conta dos servidores Leonardo Duarte e Gabriele Grespan, que fizeram um resumo sobre o planejamento idealizado pelo Cidica. Um dos pontos destacados e desafiador citado pelo servidor é a qualificação da mão de obra local.
Com vagas disponíveis em diversas áreas, muitas empresas estão com dificuldades de preencher alguns postos de trabalho e para isso um planejamento para qualificar o trabalhador será realizado. “Nós [região] possuímos diversas vagas de emprego. Falta mão de obra qualificada. Estamos de portas abertas para todos e vamos iniciar uma série de visitas nas empresas ainda neste primeiro semestre. Queremos que a comunidade se aproprie deste espaço aqui no Cidica, e em contrapartida, vamos oferecer cursos, workshops e palestras de capacitação para os trabalhadores e jovens que estão ingressando no mercado de trabalho”, disse.
Gabriele enfatizou também de qualificar e valorizar o comércio local e auxiliar em uma arrecadação melhor. “Buscar orientar o empreendedor e valorização das empresas locais e com isso melhorar a arrecadação, incentivar a ampliação dos negócios. Qualificar, orientar e que as empresas locais também consigam participar das licitações públicas”, descreveu.
Diversificar a economia
O secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo, idealizador do Cidica alertou da necessidade de diversificar a economia do município. Lembrou das dificuldades que Canela enfrentou com a pandemia, em que o turismo foi um dos setores mais afetados. Citou Florianópolis como exemplo, onde a tecnologia e inovação são os principais propulsores econômico passando do setor turístico.
“Temos uma prova que durante a pandemia quase que a totalidade dos municípios dependentes do turismo sofreram com demissão em massa, muitos negócios fecharam. Por isso que buscamos exemplo de uma nova matriz econômica em Florianópolis. Há 30 anos a principal economia é a tecnologia.
Temos que buscar criar um ambiente melhor na área do empreendedorismo. Estamos consolidando essa nova matriz econômica para Canela e os resultados já estão chegando, com o Cidica concorrendo a prêmios nacionais e internacionais. Isso é resultado de um trabalho em equipe, da união de forças entre o setor público e a iniciativa privada. Juntos somos muito mais fortes para promover o desenvolvimento de Canela”, comentou.
A ‘galinha dos ovos de ouro’ da gestão, turno integral na educação municipal e o Cidica, foram pontuados pelo prefeito Constantino Orsolin como prioridades da sua gestão. Ele destacou a necessidade destes dois setores para qualificar as pessoas no município.
“O Cidica e o turno integral na educação são as principais bandeiras do nosso governo. Somente através da educação e do conhecimento é que conseguiremos transformar a nossa sociedade”, finalizou.
Eventos
Durante o ano estão previstos grandes eventos a serem realizados no Cidica como o Empretec Sebrae, um renomado programa para formação de empreendedores; a feira Emprega Canela em parceria com a Acic; a Startup Weekend para incentivar o empreendedorismo; uma Maratona de Inovação para o Turismo Sustentável; o Cidica Connections; entre outros.
Informações sobre o Cidica, contatos e a programação dos próximos eventos estão disponíveis no Instagram @cidicacanela e no link da bio.
Texto: Tiago Manique – [email protected].