GIAN WAGNER
[email protected]
GRAMADO – “Gostoso como um abraço!”. Este é o slogan do projeto Desperta Rafaela, iniciado por uma empresária gramadense e abraçado pelo Rotary Club de Gramado. A proposta é nobre: doar roupinhas de criança, principalmente para recém-nascidos, para famílias que precisam. As roupinhas são novas e feitas especificamente para este fim.
Jacira Martins, do Rotary Club Gramado, conta que o projeto nasceu em um lindo gesto de superação e resiliência. “Ela (a mulher que iniciou o projeto) perdeu a filha e transformou essa dor em um lindíssimo gesto de amor ao próximo”, conta. “Ela que começou tudo, até mesmo os primeiros tecidos foi ela que comprou e fez as primeiras roupinhas. Hoje a gente (Rotary) também arrecada materiais para fazer mais. São feitas exclusivamente para doar”, conta.
A iniciante do projeto preferiu se manter no anonimato e buscou o Rotary para que este ajudasse a divulgar a ação para que as roupinhas chegassem em quem precisa. Hoje o Rotary disponibiliza as peças para doação diretamente no Banco Ortopédico, inaugurado em Gramado no ano passado. Quem quiser ganhar alguma roupinha pode ir até o banco, que fica na rua São Pedro, 347, no Centro, aos fundos do Museu Hugo Daros. Quem atende no banco é Maria Mazotti e o local funciona nas terças, quartas e quintas-feiras, das 13h30 às 17h. “Quem precisar é só vir aqui, falar com ela que ela mostrará o que tem disponível”, explica Jacira. São roupinhas desde recém-nascidos até dois aninhos. Também há disponibilidade de peças masculinas e femininas. Num futuro próximo, a ideia é alcançar também moradores de Canela, que podem ir até o banco pedir pelas doações.
COMO COMEÇOU – O projeto nasceu de uma história triste, que foi transformada em um belo gesto de amor. A mulher que deu início a ideia tinha o sonho de ser mãe, mas não conseguia. Quando finalmente engravidou, acabou perdendo a criança poucos dias após o nascimento. Em meio a dor, ela teve a ideia de fazer roupinhas artesanalmente para doar a crianças que precisavam. Daí surgiu o projeto Desperta Rafaela, levado ao Rotary e abraçado pela entidade. “Ela já fazia por conta antes mesmo de trazer a ideia pra gente”, conta Jacira.