IPTU e taxa de lixo devem gerar R$ 146 milhões aos cofres públicos (Foto Codeca, Divulgação, Banco de Dados/Folha de Caxias)
O contribuinte de Caxias do Sul tem até sexta-feira (24/1) para quitar, em cota única, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e a Taxa de Coleta de Lixo deste ano e usufruir de descontos. A previsão orçamentária de arrecadação com o imposto e a taxa para o ano é de R$ 146 milhões.
O pagamento integral garante desconto de 15% para quem não tiver pendências financeiras com a Prefeitura e de 10% para quem tiver qualquer situação em aberto. Outra opção é o pagamento de forma parcelada, dividido em seis meses, de fevereiro a julho, com o vencimento sempre nos dias 10 de cada mês.
A Secretaria da Receita Municipal iniciou a distribuição dos carnês em 27 de dezembro e espera que todos sejam entregues até quarta (22/1). Quem não receber pode acessar a guia de cota única no site da prefeitura (www.caxias.rs.gov.br). Para tanto, é preciso ter em mãos os números do CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel e a inscrição cadastral do imóvel e seguir as orientações. Se o contribuinte não encontrar a inscrição, poderá ligar para (54) 3218.6000, das 10h às 16h, e solicitar pelo setor de IPTU.
Prefeito pede autorização para roçar estrada estadual
O superintendente do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), em Bento Gonçalves, Sandro Wagner Vaz dos Santos, recebeu solicitação do prefeito Lídio Scortegagna, de Flores da Cunha, para a realização de roçada na VRS 814, que liga a cidade com Nova Pádua, e na ERS 950, entre a sede e o distrito de Otávio Rocha. As duas rodovias são de responsabilidade do Estado, mas não recebem manutenção, no mínimo, há 12 meses, provocando a falta de visibilidade no trecho. No documento, o prefeito pede ao DAER que permita a realização do serviço por parte do Município, se o mesmo não tiver condições de executá-lo.
Escolas de samba voltam à rua
Após inatividade por três anos, por falta de apoio do poder público, o Carnaval de Rua volta, ainda de timidamente, em 2020. Em reunião entre representantes da Prefeitura de Caxias do Sul e de escolas de samba ficou acertada a realização, em 29 de fevereiro (sábado), de um Evento de Carnaval, na Rua Plácido de Castro. A Administração dará apoio por meio da Fiscalização de Trânsito, na forma de bloqueios e bretes, Guarda Municipal, Secretaria do Urbanismo, instalação de banheiros químicos e limpeza da via e arredores pela Codeca.
O encontro teve a participação de representantes das escolas Acadêmicos do Arsenal, XV de Novembro, Incríveis do Ritmo, Pérola Negra e Filhos de Jardel, e da Associação das Entidades Recreativas, Esportivas, Culturais e Carnavalescas de Caxias do Sul e Região Nordeste do Rio Grande do Sul. A Brigada Militar também esteve presente.
Ipê terá locais para feiras de produtos orgânicos
Feiras terão agora espaço fixo e coberto (Foto Prefeitura de Ipê, Divulgação/Folha de Caxias)
A Administração Municipal de Ipê inaugura na sexta (24/1) dois quiosques construídos para sediar as feiras de produtos orgânicos, promovidas pelas associações ecologistas do município. O espaço permanente está localizado ao lado do Centro Administrativo e era reivindicação dos produtores locais.
A feira promovida pelas sete associações teve início em outubro de 2017 e ocorria em frente ao Colégio Frei Casemiro Zafonatto, com apoio da direção que cedia das bancas. Também eram apoiadoras a Emater, Sintraf, Econativa e Prefeitura. Segundo o prefeito, Valério Marcon, era fundamental o Município dar sua contribuição para os produtores, que são os responsáveis por Ipê manter o título de Capital Nacional da Agroecologia.
Ipê é considerado um dos pioneiros na produção de alimentos orgânicos. A produção se concentra nos agricultores familiares organizados em associações ou cooperativas. Atualmente, sete associações movimentam mais de 5 milhões de quilos por ano em produtos agroecológicos.