InícioNotíciasComunidade“Os trabalhos não podem parar”, diz secretário

“Os trabalhos não podem parar”, diz secretário

Tempo de leitura: < 1 minuto

Fernando Gusen

[email protected]

 

CANELA – A cidade virou um canteiro de obras. Esse comentário é ouvido em vários bairros por conta dos investimentos dedicados no setor e o novo visual, como a região central digna de quem recebe milhões e turistas anualmente e muitos bairros recebendo pavimentação asfáltica e iluminação com lâmpadas de LED.

Nesta semana, na segunda-feira, o secretário Luiz Cláudio da Silva, o Ratinho, concedeu entrevista ao programa Manhã com informação na Rádio Integração Digital (essa entrevista pode ser ouvida na íntegra na página do JI no Facebook). Na ocasião ele discorreu sobre a situação de cada obra que está em andamento e o planejamento de conclusão desses trabalhos ao longo deste ano.

A preocupação com o ano eleitoral também foi colocada em pauta com o secretário. “A gente sabe que a população precisa ser atendida. Sabemos que é ano eleitoral, mas temos ordens de continuar com o mesmo ritmo com tudo aquilo que se está em andamento”, observou.

Uma das frentes de trabalho enfatizada, e que está perto de ser finalizada, é a pavimentação das ruas do centro. A Ignácio Saturnino de Moraes já está concluída e com sinalização. Outra pavimentada é a Augusto Pestana (falta sinalização horizontal). Sete de Setembro e Batista Luzardo já receberam as obras de drenagens, falta asfaltar. Dona Carlinda e Visconde de Mauá estão recebendo os canos para drenagem pluvial, em seguida em o asfalto. De acordo com Ratinho, o prazo para todas estarem plenamente concluídas e liberadas é 10 de março.

Outro local que já recebe os serviços iniciais de topografia e medição é o trecho turístico entre os parques do Caracol e Ferradura. “Aquela região receberá muito desenvolvimento após esta pavimentação. Será um antes e um depois dessa obra”, disse Ratinho.

Ao todo são cerca de 5 quilômetros de asfalto com ciclovia e revitalização das santinhas na margem da estrada. O investimento desta obra é de aproximadamente R$ 7 milhões e a empresa que venceu a licitação para colocar a pavimentação tem prazo total de 10 meses para entregar a obra. “O prazo é 10 meses, mas eles (a empresa) prometeu finalizar em até oito meses”, disse.

 

ENCRENCA COM A EGR – Não é surpresa o descontentamento de Canela com os órgãos estaduais responsáveis pelas estradas de acesso a Canela, tanto a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) como o Daer.

Os trabalhos de roçadas que foram iniciados pela Secretaria de Obras junto a divisa com Gramado, acabaram suspensos sob a promessa da EGR em vir fazer a limpeza nos próximos dias. Na outra ponto, junto ao acesso ao parque de rodeio do Saiqui, foi necessário fazer a limpeza para realização do rodeio no final de semana passado.

“A população não pode pagar por um serviço que não é prestado por uma concessionária que deveria no mínimo manter as cidades limpas”, reclamou o secretário sobre o serviço que não é realizado pela EGR desde agosto do ano passado.

Sobre a duplicação da ERS-235 entre Canelinha e Saiqui, o secretário está desanimado e não tem boas perspectivas. Ele acredita que a duplicação não será realizada e ainda criticou o trabalho promovido naquele trecho desde a entrada para o São Lucas até a subida para a cervejaria do Farol. “Aquilo foi feito sem planejamento algum, provocou acidentes, com óbito inclusive, custava muito terem feito mais 30 metros de asfalto para largar aquele trecho na rótula do Distrito?”, questionou.

Na sua opinião, com os recursos obtidos com a cobrança de pedágio seria suficiente para finalizar a duplicação. “Tem pedágio, a gente paga pra ir e pra voltar, eles não investem nada nessa estrada, então dizer que não tem recurso é contraditório”, defendeu.

 

CALÇADAS – Alguns locais estão recebendo atenção especial com a construção de calçadas. Ao todo são oito pontos que serão concluídos nos próximos meses como a Praça João Corrêa, o entorno da Catedral de Pedras e a Osvaldo Aranha no Centro. A Adalberto Wortmann, principal via do bairro São Lucas, já recebe obras. O planejamento também contempla quatro vias do bairro Canelinha: Homero Pacheco, Rui Ramos, João Goulart e Cônego João Marchesi.

Um dos questionamentos feitos ao secretário é sobre a contribuição de melhorias sobre estes investimentos que o Poder Público está fazendo e a Assessoria de Comunicação explicou que apenas a revitalização do passeio público da avenida Osvaldo Aranha será cobrada. Nos demais locais não haverá cobrança. A justificativa da isenção nos bairros é por serem vias de grande movimentação e principais acessos destas comunidades.

 

Asfaltamento de 22 ruas em dez bairros

Ainda na segunda-feira, à noite, o prefeito Constantino Orsolin conduziu reunião do programa Canela Participa na escola Dante Bertoluci, bairro São Luiz. Na ocasião foi assinado o termo de início de obra de pavimentação asfáltica das ruas João Francisco de Oliveira (Canelinha), Santina Ferreira de Oliveira (São Luiz), Theobaldo Weber (Canelinha), Ogobar Camargo dos Santos (Canelinha) e Loureiro da Silva (Bom Jesus).

Ao todo o projeto contempla a pavimentação de 22 ruas com um investimento total de R$ 4,8 milhões, por meio do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal. “Os moradores destas cinco ruas desejavam e sonhavam com este asfalto. Aos poucos estamos acabando com o pó e o barro em nossa cidade, oferecendo mais qualidade de vida para nossa população”, comentou o prefeito.

 

Vias que serão contempladas:

São Luiz: Benito Bertoluci, Pedro Nicanor de Oliveira, Francisco A. Montenegro, Luís Fachin, Luís Moraes, ErnildoWaldolinoJacks, Santina Ferreira de Oliveira;

Canelinha: Theobaldo Weber, Nossa Senhora do Carmo, Rua Eva Fagundes, João Francisco de Oliveira e Ogobar Camargo dos Santos;

São Rafael: Pedro da Silva Nunes;

Bom Jesus: Loureiro da Silva;

Ulisses de Abreu: Arlindo Lawrenz;

Palace Hotel: Berlim;

Boeira: dos Direitos Humanos, Antônio Zini, Pedro Bisol;

Vila do Cedro: Rua dos Gravatás;

Loteamento Central: Constantino F. Raymundo;

SESI: Godofredo Raymundo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido