InícioNotíciasEconomiaPróxima safra de grãos terá novo recorde

Próxima safra de grãos terá novo recorde

Tempo de leitura: < 1 minuto

Culturas de trigo, arroz e feijão tendem a apresentar recuos na produção (Foto Cotricampo, Divulgação/Folha de Caxias)

A estimativa da safra de grãos 2019/2020 indica produção de 248 milhões de toneladas, com aumento de 2,5% na comparação com a anterior. O volume aponta novo recorde da série histórica e foi divulgado, na quarta-feira (8), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em seu quarto levantamento.

A expectativa é que sejam cultivados 64,2 milhões de hectares, alta de 1,5% em relação à safra anterior. “As condições climáticas, que apresentaram certa instabilidade no início do plantio de verão na maioria das regiões produtoras, tomaram agora um ritmo de normalização. A perspectiva é que os níveis de produtividade apresentem bom desempenho nessa etapa”, avalia a companhia, em documento.

O secretário substituto de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Wilson Vaz de Araújo, disse que os indicadores se devem especialmente ao bom desempenho dos financiamentos para o setor. “Nunca se teve liberação e contratação tão forte de crédito oficial como nos primeiros seis meses do plano safra, de julho a dezembro”. Na avaliação do secretário, isso representa o sentimento de confiança e de credibilidade, não apenas dos produtores, mas também das cooperativas e dos agentes financeiros na agricultura brasileira.

Segundo a Conab, a soja, que vem mantendo a tendência de crescimento nesta temporada, deve registrar aumento da produção em 6,3%, chegando a 122,2 milhões de toneladas. A área plantada registrou incremento crescimento de 2,6%, com 36,8 milhões de hectares.

Para o milho primeira safra, a estimativa é de aumento em 1,1% na área semeada, totalizando 4,15 milhões de hectares, e produção de 26,6 milhões de toneladas, com ganho de 3,8%. “A favor desse desempenho há fatores como o aumento nas exportações brasileiras do cereal e no mercado interno, derivados da demanda por confinamento e produção de etanol, mesmo a despeito da concorrência com a soja”.

O algodão, apesar da tendência de crescimento significativo de área nas duas últimas safras, apresentou variação positiva menor de 2,7%, atingindo 1,6 milhão de hectares. Já a produção do caroço deve chegar a 4,1 milhões de toneladas e a da pluma em 2,8 milhões de toneladas.

A estimativa para o feijão primeira safra é de redução de 1,9% na área plantada em comparação com a temporada passada. A plantação perde espaço para a soja e o milho que apresentam melhor rentabilidade. O trigo, cuja safra está finalizada, deve alcançar 5,15 milhões de toneladas e redução de 5% em relação a 2018. O arroz apresenta tendência para uma redução de 0,7% na área e produção de 10,5 milhões de toneladas.

IBGE aponta produção de 241,5 milhões de toneladas em 2019

A safra de cereais, leguminosas e oleaginosas fechou 2019 com produção recorde de 241,5 milhões de toneladas, segundo a última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com dados divulgados na quarta (8), a estimativa é 6,6% superior à safra de 2018, de 226,5 milhões de toneladas, e 1,3% maior que o recorde anterior, de 2017, de 238,4 milhões de toneladas.

De acordo com o IBGE, a soja, que é o principal grão, fechou com 113,5 milhões de toneladas, queda de 3,7% em relação a 2018. O arroz também teve redução de 12,6%. Estes recuos foram compensados, principalmente, pelas produções recordes de 100,6 milhões de toneladas de milho, 23,6% a mais que em 2018, e de 6,9 milhões de toneladas de algodão, alta de 39,8%.

O IBGE também divulgou seu terceiro prognóstico para a safra de 2020, que deve aumentar 0,7% sobre a anterior, chegando a 243,2 milhões de toneladas. Entre as seis principais culturas de grãos, apenas a segunda safra do milho deverá apresentar queda em relação em 2019, de 10,4%. As demais deverão apresentar alta: soja, 7,8%; arroz, 0,9%; primeira safra do milho, 1,8%; algodão, 2,7%; e primeira safra de feijão, 3,3%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido