REGIÃO – Céu azul, sol brilhando e temperatura amena, foram os ingredientes que faltavam para que um colorido todo especial, ficasse cintilante no entorno da Catedral de Pedra a na Igreja São Pedro durante a quinta-feira (16).
As comemorações pelo dia de Corpus Christi, movimentou centenas de pessoas, já nas primeiras horas da manhã. Em Canela, entidades sociais, da educação e religiosas, com seus integrantes já colocavam as serragens nas ruas Borges de Medeiros e Felisberto Soares.
O Corpo de Bombeiros Militar de Canela (CBM), esteve representado e o tenente e comandante da corporação, Miguel Oliveira de Souza, falou da importância desta participação.
“Dentro de nossas missões é de estar inserido nas responsabilidades sociais, e temos que estar presentes onde está a população. Fomos convidados pelo pároco desta celebração cristã e ‘pulverizar’ o Corpo de Bombeiros, que pertence a todo povo gaúcho”, disse. O CBM desenhou com a serragem a escudo da corporação.

Em Canela, conforme o padre Vanderlei Barcelos os tapetes foram confeccionados em forma de cruz, totalizando 170 metros na vertical (rua Felisberto Soares) e 50, horizontal (rua Borges de Medeiros). Ele citou também da organização do evento. “Foram 45 dias de preparação, tivemos uma grande procissão, abençoando o povo canelense e o nosso comércio e gratidão a Deus por este momento”, descreveu. Mais de 100 sacos de serragens, foram utilizados.
Gramado
Já em Gramado, os fiéis confeccionaram 15 tapetes em frente à Igreja São Pedro. Um dos participantes foi o jovem José Otávio Wildner de Meirelles, 17 anos, que participa do Curso de Liderança Juvenil (CLJ).
“É muito bom estar fazendo os tapetes de forma maior. Ano passado, devido a pandemia, fizemos três tapetes, apenas para não deixar de fazer. Este ano foi muito bom, pois reunimos os jovens e a comunidade para orar o Jesus Eucarístico. O primeiro que pisa nos tapetes depois de pronto é o padre segurando a eucaristia. A missa seguida de procissão é um momento muito importante”, comentou o jovem, que também é integrante do Coral da São Pedro, que cantou durante a missa da tarde.

Responsável pela Paróquia São Pedro, o padre Lucas Peres o dia de Corpus Christi é “um grande dia, é o momento de celebrar o corpo e sangue de nosso Senhor, a sua presença eucarística no meio de nós. E a igreja nos convida a celebrar com toda a solenidade. Tanto que o pessoal das nossas pastorais e movimentos ficaram desde cedo preparando os tapetes, entre 8h e 11h, com diferentes temas e imagens ligadas a eucaristia”, sublinhou o religioso.
Conforme o padre, o Dia de Corpus Christi é para mostrar ao público a fé, testemunhando o Cristo Eucarístico, realizando uma pequena procissão pela cidade. “Não é um pão, não é uma imagem, não é uma ideia, é uma presença, é uma realidade”, afirmou. Canela e Gramado realizaram as missas na parte da tarde, seguido da procissão no entorno da Catedral de Pedra e Igreja São Pedro.
