A Câmara Municipal de Caxias do Sul marcou para esta sexta-feira (20), às 8h30, a sessão extraordinária para votação do processo de impeachment no qual o prefeito Daniel Guerra (Republicanos) é réu. Na manhã desta quarta-feira (18), a Comissão Processante admitiu a denúncia e se mostrou favorável à cassação do mandato do republicano. Ainda não está claro se a sessão de julgamento terá portas abertas para a população, mas será transmitida ao vivo nas redes sociais.
A convocação dos vereadores para a sessão extraordinária tem aval do Regimento Interno do Legislativo, além de estar baseada no artigo 45 da Lei Orgânica do Município. A partir das 8h, o trabalho inicia na apreciação de um ofício da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação (CCJL). Em seguida, os parlamentares votarão em separado os quatro pontos da denúncia do processo de impeachment.
Em caso de impeachment, quem assume a prefeitura é o presidente da Câmara Municipal, Flavio Cassina (PTB). Na sequência, o Legislativo terá um prazo de 30 dias para eleições indiretas para prefeito e vice-prefeito.