REGIÃO – Desde o dia 21 de fevereiro, o 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT) tem novo comandante. Com 30 anos de serviços prestados a Brigada Militar (BM) e morando na região há 18 anos, o tenente coronel Cezar Augusto Chaves, que estava trabalhando no QG da BM na Capital, foi convidado à assumir o comando do 1BPAT. Durante entrevista na Rádio Integração Digital, no programa Fim de Tarde, diversos assuntos foram abordados pelo oficial, que falou sobre sua carreira bem como elencou a importância da tecnologia como fator positivo na atuação do combate à violência.
“Trabalhei aqui por dois anos e meio. Um ano em Canela e o restante em Gramado. Lembro que em 2005 e 2006 se falava em no máximo dois homicídios, hoje chega à 15 casos num ano. Aqui na região nós temos condições de combater o crime de forma mais controlada. Conseguimos reduzir em 30% os homicídios em todo Estado. Temos armamento de ponta e treinamento específico. A comunidade pode ficar tranquila que estamos preparados”, disse Chaves.
O comandante Chaves assume a Unidade substituindo o tenente coronel André Lima da Silva, que deixa o comando, após quase dois anos à frente do Batalhão Turístico, e agora irá comandar o 32º Batalhão de Polícia Militar, em Sapiranga. O Tenente Coronel Chaves estava trabalhando no Gabinete do Comando-Geral da Brigada Militar, em Porto Alegre. O oficial já trabalhou no 1º BPAT, quando era capitão e comandou a Brigada Militar de Canela (2ª Companhia) até o ano de 2006.
ESCOLA CÍVICO-MILITAR – O comandante afirma que para as crianças o modelo cívico-militar será uma ótima experiência, ainda que não seja exatamente o mesmo sistema de uma escola militar. “É diferente. Vai ter uma adaptação. São parecidas com as escolas militares, as quais estão entre as melhores do Estado. O perfil da escola militar é que a criança tenha um olhar para o professor como autoridade. A nossa essência é hierarquia e disciplina. Procuramos selecionar militares que tenham perfil para trabalhar com crianças. São pessoas que estão na reserva e que são recrutados. O Programa Mais Efetivo do Estado é que recruta”, explicou Chaves.
Para conferir na íntegra a entrevista, utilize o link abaixo. Pelo celular basta clicar em OUVIR NO NAVEGADOR