GIAN WAGNER
GRAMADO – O governador distrital do Rotary Club, Osvaldo Petersen Filho, esteve em Gramado na tarde de terça-feira (19) para visitar a obra de edificação do prédio que será a Casa de Repouso Stein. A vinda do governador faz parte da agenda de visitas nos Rotarys municipais e a diretoria do Rotary Club de Gramado optou por realizar a visita na obra que está sendo executada na Várzea Grande.
O objetivo desta visita do governador foi estreitar os laços com o clube que já está apoiando o projeto social. “Este é um projeto muito importante que o Rotary está participando. Nós apoiamos projetos transformadores e esse lar de idosos com certeza é transformador para toda a comunidade de Gramado”, disse Osvaldo Filho. “Nossa parte é ajudar para o desenvolvimento de projetos sustentáveis, buscando todas as formas de levantar recursos. Existe verba, federal por exemplo, para isso. Falta orientação para buscá-las”, explicou o governador distrital.
O Lar de Idosos Stein fica nas terras do Centro de Reabilitação Emanuel Região das Hortênsias (CRERH). A obra iniciou em 2014 e já está com a estrutura erguida. Serão 28 leitos, sendo 14 quartos duplos. O local tem cerca de mil metros quadrados e será exclusivo para atendimento de idosos. “É uma obra social do CRERH, que está expandindo seu atendimento”, explicou o pastor Dário José Stein, que é o presidente do CRERH e do lar também.
A obra já está 50% concluída, mas ainda falta toda a parte de aberturas, piso e acabamentos. “Agora a próxima parte é fazer o contra-piso para poder pôr as esquadrias e fazer o acabamento”, explicou o gestor financeiro do lar, José Felipe Brombatti. “Em primeiro momento o que mais precisamos são as aberturas (janelas e portas)”, disse.
BUSCA POR RECURSOS –O governador distrital orientou os representantes do lar a buscar auxílio através de ferramentas de dedução fiscal junto às empresas e em parceria com empresários do município. “Muitas empresas têm esse recurso e não têm projetos para destinar. Outras acabam não se envolvendo nisso por causa da própria contabilidade, pois evita o trabalho de fazer a destinação. Por isso é importante que tenham pessoas dedicadas a angariar estes recursos e a parceria com os contadores de Gramado e região. Dinheiro tem, o que falta é saber fazer o caminho das pedras”, explicou Petersen Filho. Empresas e civis que quiserem auxiliar na obra podem procurar o CRERH diretamente ou o gestor financeiro José Felipe Brombatti, que atende pelos telefones (54) 3286.8288 e 99689.7141. O endereço eletrônico para contato é [email protected].