Por Eno Weber | [email protected]
Mesmo com a existência da malvada da pandemia, que recém começa a entregar os pontos após quase dois anos, entendo que, diferente de outros tempos, discutimos muito pouco o nosso município. Falo para o futuro, o rumo a ser seguido ou perseguido. As ações que o poder público deveria desenvolver visando à qualidade de vida do conjunto da comunidade. Estabelecer o norte. Com certeza já fomos mais preocupados e operativos. Isto tudo está ocorrendo, no momento que desfrutamos o melhor época em termos financeiros da história da nossa prefeitura, fato que, permitiria a execução do que fosse projetado. O orçamento privilegiado permitiria a viabilização. A observação cresce em importância, quando estamos atingindo para o bem e para o mal o número de 45 mil habitantes, significando isto, estarmos caminhando para outro patamar como cidade, passando de pequena para cidade de porte médio. (entre as 50 maiores do estado).
Vez que outra ainda ouço lideranças reivindicando a construção de um ginásio municipal, como se houvesse esta necessidade. Temos dezenove em todo o município.
Até aqui, foi possível tocar o município sem um quadro técnico para cuidar e pensar a nossa mobilidade urbana, mas o brasileiro continuará apaixonado por automóveis e o seu número só crescerá exponencialmente. Chegamos ao limite. Estes dois fatos mencionados acima servem para mostrar a utilidade e necessidade de mais pessoas serem motivadas a pensar a nossa cidade, do contrário mais equívocos continuarão a acontecer.
Dispensado algum saudosismo, nos últimos anos o canelense tem pensado pouco na nossa querida cidade e a pandemia tem culpa é verdade, pois o zelo pela saúde deve ser prioridade sempre, todavia, agora dá para liberar os neurônios, se posicionar, discutir, estabelecer o contraditório, ouvir outras ideias, questionar pratos servidos prontos, estabelecer o bom debate, fazer o encontro de ideias. Não podemos nos tornar uma cidade comum. Semelhante a tantas já existentes. Enfim, pensar. Nós merecemos e nossos filhos também.
RÁPIDAS E SELECIONADAS
- Volto a dizer. A região denominada Campos de Cima da Serra, este privilegio situado aqui do nosso lado, é disparada a mais bonita do RS, quiçá do Brasil, para quem aprecia a natureza evidentemente. Quem conhece o restante do Rio Grande vai concordar comigo.
- Antony é o nome de um dos quatro goleiros profissionais que compõem o plantel do Internacional para a disputa do campeonato gaúcho, é canelense. Neto de Edemar Spier e bisneto do seu Hugo Spier, ambos meus vizinhos por décadas na Av. Oswaldo Aranha. Edemar é o mais antigo comerciante das lojas do Parque do Caracol.
- Alimento alguma esperança de reversão nesta questão de administração do Parque do Caracol. Sabem por quê? Em razão das eleições gerais que acontecerão no final do ano. O meio político está focado exclusivamente nas candidaturas e conchavos desde agora. Pode acontecer de esquecerem os trâmites restantes e no próximo ano a realidade será outra. Haverá outro governo. Olhando-se à distância, porém, existe um obstáculo forte: alguém está de olho no negócio há muito tempo, lucrativo negócio, aliás, e aí os interesses prevalecerão. Em todo caso resta aguardarmos os acontecimentos, e quem sabe lá o parque permaneça conosco, premiando a incompetência administrativa demonstrada até aqui. Lógico que outras condições teriam que ser estabelecidas.
- Faz 48 anos completados neste dia 15 que faleceu o cantor e compositor gaúcho José Mendes aos 34 anos de idade em decorrência de acidente de carro. O Brasil inteiro cantou a música Para Pedro que o consagrou nacionalmente. Sua morte prematura impediu, mas teria sido o sucessor natural de Teixeirinha.
- Neste sábado, dia 19, acontece o primeiro encontro do ano do Café de Homens da Comunidade Evangélica (IECLB) com início às 8 horas. O jornalista, historiador, e vereador de Novo Hamburgo, Felipe Kuhn Braun é o convidado especial. O tema principal será a Imigração Alemã na região e a influência das igrejas luteranas. Como sempre os encontros são abertos.
- O valor bruto da folha de pagamentos da prefeitura em janeiro de 2021 foi de R$ 7.795.929,59. Em janeiro de 2022 a mesma folha alcançou o valor bruto de R$ 7.020.899,94, ocorrendo uma redução de 9.94%.
- É de assustar a informação passada pelo nosso promotor de que o município de Canela tem 70 áreas invadidas. A última informação que dispunha era que tínhamos 40 áreas nesta situação. É só o poder público continuar fazendo vistas grosas como até aqui, que viramos uma cidade comum e problemática ligeirinho.
“O diabo costuma invadir o quintal no ponto onde a cerca é mais baixa”.
Martim Lutero