Conforme informação trazida pelo diretor do Jornal Integração, Claudio Scherer, na semana passada, a Prefeitura de Canela pretende encerrar a intervenção junto ao Hospital de Caridade de Canela, com isso deve terminar também a politicagem lá dentro. Assim sendo, os cargos políticos que são ocupados devem terminar também, pelo menos é o que se espera perante a quem a Associação Civil, proprietária da instituição, entregar a gestão dos profissionais que prestarão o serviço.
Faço este relato porquê tem gente que se mete sem saber da missa a metade. Na semana passada aconteceu um fato em que uma paciente demorou apenas 25 minutos para ser atendida, (registrado em prontuário), como sabemos existem casos bem mais demorados, devido à alta demanda de atendimento. Sei que tem vereadores bem populares e que seus telefones estão disponíveis para a comunidade, por isso quando acontece algum fato, neste caso porquê o paciente achou que estava demorando o atendimento, primeiro o esposo xingou os atendentes e depois ligou para a vereadora Emília Fulcher (Republicanos) que no outro dia ligou para o HCC querendo saber o que estava acontecendo. E fez mais, gravou um vídeo com o tal esposo para relatar o acontecido. Não estou dizendo que os vereadores não tenham que fiscalizar, afinal de contas o hospital está sob o comando do executivo, agora usar do cargo para angariar votos e sem ouvir as partes com clareza, chama-se politicagem.
Desconfiança
Na situação em que se encontra o HCC após a confirmação de desvio de materiais de construção provado pela Polícia a comunidade está totalmente desconfiante em ajudar a instituição de saúde e isso não poderia ser diferente. No ano passado, por exemplo, no meu aniversário convidei alguns amigos para dar de presente um litro de leite que doaríamos ao HCC. Arrecadamos 230 litros e entregamos. Hoje, se eu pedir ajuda, vão me chamar de louco, pois a desconfiança é grande se as doações são usadas lá mesmo, ou levadas para casa de alguém.
Carros abandonados
Um leitor da coluna denuncia a ausência de atitude da Prefeitura de Canela sobre os carros estacionados (abandonados) em diversas ruas da cidade. Em uma rua ao menos 10 carros estão abandonados há muito tempo. Estes estão próximos de uma oficina mecânica e foram deixados ali para serem consertados, mas por alguma razão não receberam os reparos mecânicos e ao invés de guardar em alguma garagem, os abandonaram ali mesmo. Além de ocupar o estacionamento, deixar a rua feia causando problema para o poder público.
Nestor “trator” Tissot
O prefeito Nestor Tissot, juntamente com o vice-prefeito Luia Barbacovi e sua equipe, realizaram na semana passada uma coletiva de imprensa para apresentar um balanço do primeiro ano da administração. Os números apresentados são de causar inveja a qualquer município, isso se tratando de recursos buscados principalmente em Brasília. Mas parece que Tissot não ficou nada contente e já na segunda-feira embarcou novamente para a Capital Federal de onde retornou ontem (03).
Não posso adiantar tudo o que foi pleiteado desta vez, mas em uma mensagem enviada a este colunista o prefeito disse que recebeu a promessa de que até março deste ano serão liberados R$ 9 milhões para um projeto que está protocolado desde o ano passado para asfaltamento entre as Linhas Quilombo e Carahá. É inegável que Nestor “goza” de bons relacionamentos na Capital Federal, além de ter coragem e humildade em pedir recursos em diversos gabinetes.
Resumo
Quem quiser saber em primeira mão todas as ações e os resultados da ida do prefeito Nestor Tissot para Brasília deve acompanhar o programa da Prefeitura que tradicionalmente vai ao ar todos os sábados as 8h30, pela Rádio Integração Digital no canal leiafacil.com.br, além do resumo das atividades da semana, no programa de amanhã (05) falaremos bastante desta visita a Brasília.
Texto: Daniel Santos | [email protected]