REGIÃO – Ainda que os especialistas na área científica atestam que as vacinas utilizadas contra a Covid-19 em crianças e adolescentes sejam seguras, muitas dúvidas têm surgido sobre possíveis efeitos colaterais.
Fake News e discursos irresponsáveis de algumas autoridades, fomentam que uma parcela da população ainda colocam um ponto de interrogação na eficácia dos imunizantes. Semana passada iniciou na região a campanha de vacinação em crianças e adolescentes.
Em Gramado, das 170 doses da Pfizer destinada ao público com comorbidades ou deficiências, apenas 18 crianças foram imunizadas. Um dos desafios das autoridades de Saúde neste momento é conscientizar pais ou responsáveis em se comprometer com o processo de imunização.
“A vacinação das crianças deve ser vista como um comprometimento e cuidado do responsável que quer o bem dessa criança, como as demais vacinas de rotina. Todas as vacinas aplicadas passam pela autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O resultado para diminuição de casos graves e contágio da doença já está evidenciado pela área científica”, disse Volnei Desian, secretário Adjuto da Saúde de Gramado.
No município, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Dr. Érico Albrecht, bairro Floresta, está imunizando todas as segundas-feiras, e na Carlos Altreiter Filho, Várzea Grande, nas sextas-feiras. Inclusive nesta sexta (28) inicia a vacinação para crianças com 11 anos de idade, sem comorbidades.
Canela recebeu 500 doses da Pfizer e 18 crianças com comorbidades receberam a vacina. Com esta baixa procura, a secretária da Saúde Patrícia Valle, mencionou do trabalho de conscientização que os profissionais estão realizando.
“Tem uma certa resistência [vacina] até alguns pediatras, não recomendam. Então estamos atuando para sensibilizar os pais, conversando com cada pessoa relacionada a questão da pandemia, temos algumas resistências, mas estamos trabalhando para vacinar o maior número de pessoas, pois sabemos que a vacinação deu resultados positivos com baixas internações e mortes. Durante as consultas, os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) estão orientando os pais e agentes de saúde visitam as famílias nas casas e conversam com os moradores”, relatou.
Em Canela, a imunização das crianças ocorre sempre nas terças e quintas-feiras, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Nesta semana, a Secretaria da Saúde anunciou o início da vacinação para crianças dos cinco aos 11 anos, sem comorbidades a partir de terça-feira (1º).
Para quem possui comorbidades, os responsáveis devem apresentar exames, receitas e relatórios médicos das crianças que comprovem. Para receber a vacina, a criança com ou sem comorbidade deverá ir acompanhada dos pais ou responsáveis. Será necessário apresentar o CPF da criança (se tiver), Cartão Sistema Único de Saúde (SUS) da criança, Carteira de Vacinação. A vacinação será por ordem de chegada e enquanto houver doses.
Outra informação importante é que as crianças precisam permanecer nas unidades por um período de 20 minutos após receberem a vacina, onde serão monitoradas pelas equipes de saúde. Essa é uma medida preventiva, para observação.
Vacinação Gramado (adultos e adolescentes)
A vacinação de 1ª, 2ª e 3ª doses ocorrem na UBS Carlos Altreiter Filho (Várzea Grande) de segunda a quinta-feira. Já no bairro Floresta, a UBS Dr. Érico Albrecht está imunizando de segunda a sexta-feira. Os horários de atendimentos são das 7h30 às 11h30 e das 13h às 15h.
Vacinação Canela (adultos e adolescentes)
A vacinação de 1ª, 2ª e 3ª doses ocorrem em todas as UBS’s nas segundas, quartas e sextas-feiras. Os horários de atendimentos são das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.
Texto: Tiago Manique – [email protected]
Foto: Prefeitura de Gramado/Divulgação