CANELA – Na tarde de quinta-feira o vice-prefeito, Gilberto Cezar e o empresário Fernando Bassani, estiveram reunidos com a diretoria da EGR, com a arquiteta e urbanista Giovana Chielle e com a engenheira civil Silvia Ximeno. O encontro se deu pela intenção de solicitar aprovação de um acesso asfáltico e alargamento da faixa de domínio na ERS-235 sentido Gramado/Canela para que seja possível viabilizar o complexo com um hospital e hotel. O complexo será edificado próximo ao hotel Pampas da Serra.
O empreendimento será totalmente privado e terá mais de 13 mil m² de área construída. O hospital terá pronto atendimento, CDI, endoscopia, centro cirúrgico, internação, quimioterapia, hemodiálise e consultórios. Serão 28 especialidades, 200 médicos especialistas (em torno de 40% oriundos da Serra), 25 enfermeiros, 320 empregos fixos e 500 indiretos. Além de um espaço Senior Living, que terá apartamentos padrão de 1 e 2 dormitórios que pretendem atender casais que buscam imóvel com diferenciais de conforto e de infraestrutura.
A versão máster dos apartamentos de 2 dormitórios terá todos os ambientes adequados à Norma Brasileira de Acessibilidade (NBR 9050), contemplando quesitos como a inclusão de portas de largura adequada e a previsão de banheiros acessíveis. Áreas para atividades de lazer, cuidados do corpo e mente, convivência e assistência à saúde integram o projeto, que conta ainda com piscina aquecida, salão de festas e pista de caminhada com 250 metros de comprimento.
Além de tudo isso, o empreendimento também terá um Condomínio Fechado, com imóveis de uso misto (comercial e residencial) e possuirão unidades adaptadas para pessoas com necessidades especiais, de acordo com a NBR 9050, tais como: planta com layout possível de circulação de cadeira de rodas, portas mais largas, elevadores maiores e/ou compatível para o transporte de maca, escadas de fuga com ponto de parada protegido para cadeirante, banheiros com box adaptado, entre outros.
“O hospital atenderá de forma particular e conveniados de planos de saúde. Este investimento será um marco para toda região, além de melhorar a qualidade da saúde e tratamentos em Canela, irá gerar receitas, cerca de 300 empregos fixos e 500 indiretos, além de oportunizar para Canela a liderança no tratamento de muitas doenças”, observou Gilberto Cezar. O projeto que autoriza o empreendimento já está aprovado pela Câmara de Vereadores. Restam ainda algumas liberações ambientais e este acesso na rodovia para iniciarem os trabalhos construtivos.