GIAN WAGNER
GRAMADO – A Polícia Civil surpreendeu criminosos durante um assalto entre as localidades de Linha 28 e Quilombo, no interior. A ocorrência aconteceu no final da tarde de sexta-feira (1º), na chácara da família do empresário Adail Bertolucci e deu início a uma operação que seguiu além do fechamento desta edição, na noite de ontem.
Tudo começou na noite de 22 de outubro, quando a família do empresário André Tissot foi assaltada em sua casa, no Centro de Gramado. Os dois filhos e a sogra foram rendidos e tiveram valores e objetos roubados de sua residência, além de um cofre que os bandidos buscaram junto com a vítima, na empresa da família. Nesta ocasião, os criminosos fugiram com um Porsche da família que, por ser um veículo importado e de fácil identificação, foi logo abandonado no interior de Igrejinha.
A ocorrência deu início a uma investigação na Polícia Civil, que levantou informações sobre o grupo de criminosos e descobriu que o mesmo planejava uma nova ação no município, que seria na sexta-feira passada, 1º de novembro. O aprofundamento da investigação levou à possível vítima já na parte da tarde de sexta-feira e no final do dia duas equipes foram até os dois possíveis locais: a casa e o sítio do empresário.
A equipe que chegou no sítio se deparou, já no acesso ao local, com o veículo da vítima. No carro estavam três criminosos e quatro reféns: o empresário, esposa e mais dois funcionários. A intenção era ir para o Centro, onde pretendiam sacar dinheiro e levar mais bens da residência das vítimas. Os policiais deram ordem de parada, mas os criminosos aceleraram contra os agentes atropelando dois e ainda abrindo fogo contra os demais policiais. A polícia só pôde revidar atirando contra os pneus do veículo para fazer o carro parar, pois havia reféns dentro do automóvel. Dos dois policiais atropelados, um segue internado em estado grave em Caxias do Sul.
RESGATE DAS VÍTIMAS– O veículo alvejado pelos policiais seguiu mais alguns metros e foi abandonado pelos criminosos. Os reféns também foram deixados para trás, ilesos. “É preciso destacar a qualidade do serviço e a calma dos agentes envolvidos nesta operação”, disse o delegado Gustavo Barcellos, explicando que foram disparados tiros apenas nos pneus.
Enquanto as vítimas eram resgatadas, os três bandidos fugiram pelo mato, onde se esconderam. Às 18h, a Polícia Civil e a Brigada Militar começaram a fechar o cerco a fim de pegar os criminosos.
Em coletiva à imprensa, ontem à tarde, o delegado Gustavo Barcellos, titular da delegacia de Gramado, explicou o passo a passo que levou à prisão da quadrilha.
ENVOLVIDOS PRESOS – A primeira prisão ocorreu devido às investigações que levaram, no sábado (2), a um casal de Taquara, onde eles foram detidos. A função deles era resgatar os comparsas em Gramado, mesma tarefa exercida no primeiro crime. Um dos bandidos atirou contra os policiais, que revidaram e acertaram o criminoso, resultando na prisão da dupla. Antes de ser preso, o bandido dispensou uma mochila contendo uma pistola 9 milímetros e alguns objetos, que mais tarde foram identificados como pertences da vítima do primeiro assalto, na noite do dia 22 de outubro.
Na tarde do mesmo dia, mais duas mulheres que também estavam envolvidas no resgate foram presas, já em Gramado. Elas subiram à Serra para buscar um dos três indivíduos. Frustrado o resgate, a polícia também conseguiu, em seguida, às 18h30, prender um dos criminosos que estava no mato, aguardando as comparsas.
FOGO CONTRA DELEGADOS – Em outro ponto da cidade, os dois delegados, Barcellos, da DP de Gramado e Heliomar Franco, da Delegacia Regional, com mais um agente, foram ao local que serviria de resgate aos outros dois envolvidos, que são irmãos. Lá, foram recebidos a tiros pelos criminosos. “Foram pelo menos 30 disparos. A intenção era nos eliminar”, conta Franco. “Eu cheguei a sentir alguns tiros passando muito perto”, acrescentou Barcellos. Após o confronto, os dois bandidos voltaram ao mato, se separando. Com isso, a polícia abriu um novo cerco para tentar pegar os criminosos.
UM BALEADO – Já na noite de domingo, um dos irmãos criminosos foi abordado na rodovia. Ele saiu da mata na altura do bairro Avenida Central e estava em via pública quando parado por policiais. Mesmo exausto, o sujeito reagiu atirando contra a polícia, mas desta vez, foi alvejado. Com os ferimentos foi levado ao hospital onde está sob custódia. A polícia reitera que a hospitalização do bandido não prejudica a segurança do local, pois há policiais controlando a situação.
NOVO SEQUESTRO – O outro homem, que junto com o irmão baleado lidera a operação criminosa, saiu do outro lado do mato, no bairro Planalto,onde sequestrou uma família de turistas no Hotel LeChâteau e fugiu em direção a Canela com o carro das vítimas, entrando na estrada que vai para a região da Cascata do Caracol. Novamente surpreendido pela polícia, desta vez a Brigada Militar, ele abandonou o carro com as vítimas, que foram resgatadas ilesas, e entrou na mata para fugir. Com isso, o cerco policial focou atenção na região do Parque do Caracol para prender o último bandido envolvido. Até o fechamento desta edição, ontem às 22h, a Brigada Militar seguia com o cerco em Canela, com cerca de 130 policiais da região e diversas viaturas.
PERFIL CRIMINOSO – “Bandidos de alta periculosidade”. Esta é a definição do perfil dos criminosos dada pelo delegado regional, Heliomar Franco. A autoridade policial enfatizou que os bandidos têm no histórico posses de arma, sequestros, assaltos, tentativa de homicídio, receptação e clonagem de veículos, além de posse de explosivos, possivelmente que seriam usados em assaltos à banco.
Eles também eram gananciosos, conforme o delegado, que contou que ao não conseguirem valor suficiente no sítio de uma das vítimas, tentaram a condução do empresário para o Centro de Gramado para encontrar familiares que pudessem dar mais dinheiro.
Os criminosos também conheciam muito bem as estradas vicinais (do interior) da região. Parte disso vem da participação de um deles em um grupo de jipeiros. “Não é uma condenação aos jipeiros. Bandidos há em todos os lugares. Inclusive temos a informação de que o ferido teria à disposiçãoum médico para, mesmo baleado, não precisar procurar um hospital”, contou o delegado Franco.
CHÁCARA EM GLORINHA – Os policiais descobriram na investigação que os bandidos tinham um QG em uma chácara no município de Glorinha. Ao ir até o local, os policiais encontraram 44 quilos de explosivos, veículo clonado (o mesmo usado para o resgate no primeiro assalto – que inclusive era blindado),miguelitos (usados em fugas para furar pneus de carros), toucas-ninjas, coletes à prova de balas e armas. “Na operação a gente apreendeu dez veículos”, conta Barcellos para dimensionar o poder de estrutura da quadrilha.
OLHO: “Eu cheguei a sentir alguns tiros passar muito perto”, Gustavo Barcellos, delegado de Gramado.
EMPRESÁRIOS
Os dois irmãos criminosos que lideraram os assaltos são microempresários. Eles possuem uma oficina mecânica em Sapiranga, no Vale do Sinos. A polícia não tem certeza da utilidade da oficina, mas não descarta que o empreendimento seja usado para lavagem de dinheiro.
FAKE NEWS
Durante o final de semana muitas notícias falsas circularam por Gramado e Canela citando os criminosos e novas ocorrências. A grande maioria era boato. Um desses, inclusive, disse que um ônibus teria sido sequestrado. Outro citou que havia reféns em uma pousada quando o que de fato aconteceu foi que uma criança se engasgou e os pais, assustados, pediram ajuda. “É importante que as pessoas não divulguem informações falsas, pois além de deixar a população preocupada sem necessidade, atrapalha as investigações”, disse o delegado Franco. Ontem o dia todo foi de tensão e informações que circulavam de todas as formas, principalmente por mensagens de WhatsApp.
COMUNIDADE EM APOIO AO POLICIAL FERIDO
A comunidade se mobilizou para ajudar a família do policial que segue internado em Caxias do Sul em estado grave. Muitos empresários se dispuseram a juntar recursos para custear o tratamento, anestesia e estadia da família que precisa acompanhar o policial. A arrecadação de fundos foi de suma importância, pois o plano de saúde do profissional não cobriria os gastos. Na tarde de ontem a família agradeceu a ajuda e informou que conseguiu arrecadar recursos suficientes para custear a hospitalização, mas reforçou o pedido de orações pelo policial que segue internado.
Fotos: Fernando Gusen, Brigada Militar e Polícia Civil