GRAMADO – A Câmara Municipal de Vereadores sediou na noite da terça-feira (30), a sessão solene para entrega de três moções de aplausos. A Orquestra Sinfônica de Gramado apresentou-se durante o evento, que aconteceu no Teatro Elisabeth Rosenfeld. A transmissão está salva no Facebook da Câmara Municipal.
50 anos da Linguiçaria Zacarias
Zacarias Elias de Moura nasceu em Gramado, no bairro Moura, em 1935. É filho de Maria José de Moura e Olidio Elias de Moura. Em meados dos anos 60, por necessidade, começou a fabricar linguiça e produtos de origem suína – e descobriu uma maneira de complementar a renda. Assim, em 1971, abriu sua fábrica que permanece no mesmo local até hoje. Atualmente a empresa é administrada pelos filhos e netos. “Falar destes 50 anos é uma tarefa difícil, porque muito se fez. Toda a nossa família foi criada naquele mesmo espaço, com a mãe dando todo o suporte. A gente continua vivendo e trabalhando da mesma forma. Meu pai era um exemplo no trabalho, mas também no jeito de tratar as pessoas sempre como iguais”, disse o proprietário da Zacarias, Ubirajara Elias de Moura. Autor da moção foi o vereador Neri da Farmácia.
40 anos do Gramado Cross Clube
Há 40 anos nascia o Gramado Cross Clube, fundado em Gramado por um grupo de amigos que vem realizando etapas de motocross desde então. “A nossa entidade tem uma história incrível, de coragem para fazer esse esporte que é muito radical e perigoso. Portanto é arriscado porque o piloto se doa totalmente. É desafiador demais. Por isso ficamos muito gratos por sermos lembrados”, comentou o presidente do Gramado Cross, Karl Rost. O autor da moção foi o vereador Joel da Silva Reis.
10 anos da Orquestra Sinfônica de Gramado
A Orquestra Sinfônica tem em suas atividades a implementação de projetos artísticos; a criação de grupos como orquestras, corais, festivais, seminários; aberturas e musicais; bem como a formação gratuita tanto no ensino de instrumentos musicais, como na realização de concertos comunitários. Na formação gratuita integra o projeto da Orquestra Jovem, que visa a formação destes alunos ao mercado de trabalho. O projeto da criação da Orquestra Sinfônica de Gramado iniciou em 2009, tendo a sua estreia na abertura do Natal Luz em 2011. O grupo teve como seu primeiro maestro Bernardo Grings, até meados de 2017, quando assume Linus Lerner.
“A área musical em Gramado começou a se fomentar na década de 80. Lá começamos a plantar a semente. Fomos evoluindo com o passar dos anos, e em 2008 o Allan veio com a ideia da nossa Orquestra”, afirmou o coordenador de produção e logística interna, Heitor Knorst. Já para coordenador de gerenciamento, Júlio Cesar Wagner: “Todos aqui sabem da dificuldade que é ser músico. A Orquestra de Gramado surgiu quando eu estava optando por só trabalhar com música, por isso foi um divisor de águas. Hoje sou músico graças a essa Orquestra”. Para o diretor geral, Allan John Lino: “Este é um sonho que foi sonhado junto, em coletivo. Desta terra não levamos nada, mas podemos deixar um legado. A música na minha vida fez com que eu fizesse a escolha de multiplicar, valorizar, protagonizar o dom da arte”.
Autores da moção foram os vereadores Ike Koetz e Renan Sartori.