GRAMADO – De uma propriedade familiar situada na Linha Marcondes saíram duas grandes campeãs da 44ª Expointer, que ocorre no Parque de Exposição Assis Brasil em Esteio. William Ponath, 25 anos, é fundador da Cabanha das Hortênsias e cria gado zebuíno há 11 anos. “É uma alegria muito grande ganhar o título de grande campeã. É a primeira vez que venho para a maior feira agropecuária da América Latina e logo já ganhei dois títulos de grande campeã com duas vacas, a Cleópatra e a Soberana”, descreve.
Na raça Gir Dupla Aptidão foram dois títulos, o de grande campeã com Cleópatra e reservada campeã (vice) com Harpa. O outro título de grande campeã veio com a Soberana da raça Indubrasil. A definição dos vencedores ocorre por um grupo de jurados que avalia o padrão racial como morfologia e genética.

Ao Jornal Integração, William contou que a família sempre teve gado de leite na propriedade em Linha Marcondes, mas desde sua infância sempre teve paixão pela raça. “Quando eu tinha 14 anos (em 2010) consegui comprar duas terneiras e ali comecei a criar”, relembra.
Com o passar dos anos, Ponath buscou mais conhecimento sobre Gir e Indubrasil e conseguiu ampliar o número de matrizes. Hoje a Cabanha possui 24 exemplares de Gir e nove de Indubrasil. O objetivo da criação é manter sempre em alto nível o padrão genético e morfológico dos animais. Um dos pontos destacados por William para manter o padrão elevado é a aquisição de sêmen de criados de outras regiões do país, especialmente Minas Gerais e São Paulo.

Em fevereiro do ano passado, William registrou seus animais na Associação Brasileira de Criadores de Zebú (ABCZ) e a partir dali passou a profissionalizar ainda mais a criação. Pelas raízes culturais com o interior de Gramado, há anos participa dos desfiles da Festa da Colônia.
Texto: Fernando Gusen – [email protected]












