GRAMADO – A capacitação na sexta-feira (4) teve como público-alvo, agentes de saúde, professores e tutores que já tiveram infração com relação à guarda irresponsável de animais, para orientar e conscientizar a população sobre a importância da castração e aproveitar o outubro rosa para falar sobre os tumores nas fêmeas.
Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, médica Veterinária Marina Toniolo, a capacitação trabalhou com a ideia de que “castração é prevenção” e foi pensada em comemoração ao dia mundial dos animais (4 de outubro).
Para o médico Veterinário César Brum, que palestrou no encontro, a castração é importante não só para controlar a natalidade, mas para prevenir algumas doenças como o tumor de mama nas fêmeas (caninas e felinas) e o tumor venéreo nos caninos machos.
CASTRAÇÃO GRATUITA
A castração é um procedimento cirúrgico eletivo (a partir do sexto mês de idade) que esteriliza o animal, inviabilizando sua reprodução.
Caninos e felinos castrados têm seu ciclo estral cessado (não entram mais em cio) evitando assim ninhadas indesejadas, bem como diversas doenças como tumores mamários e uterinos nas fêmeas e tumores prostáticos nos machos.
Para solicitar castração através da Prefeitura, o tutor do animal deve dirigir-se ao setor de Vigilância em Saúde (Rua Ernesto Volk, 300, Centro) com cópia do cartão SUS, documento de identidade com CPF, comprovantes de renda e residência.
Após o preenchimento da ficha de solicitação, o agendamento é feito na hora, sendo informado o dia e a clínica veterinária em que a castração será realizada para que o tutor leve seu animal.
O serviço fornecido pela Prefeitura é gratuito à população gramadense. São duas empresas credenciadas para castração: Clínica Veterinária Saúde Animal e Hospital Dr. Álvaro Abreu.
Informações: Vigilância em Saúde (54) 3295-7100, ramal 4 – de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h; e, de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 16h30.