Estabelecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT), o Dia Mundial do Turismo é comemorado desde 1980, no dia 27 de setembro. Uma data com motivos de sobra para ser reverenciada na Região das Hortênsias, afinal, a atividade turística é responsável por mais de 80% das receitas geradas nos municípios de Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula.
De acordo com dados do governo do Estado, a Região das Hortênsias recebe anualmente 12 milhões de visitantes, sendo o terceiro destino mais procurado do Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro e de Foz do Iguaçu. Para a Secretaria de Turismo de Gramado o número de visitantes na região, por ano, é de aproximadamente 6 milhões. “Não há uma contagem oficial. Nossa estimativa com base no número de leitos e taxa de ocupação é de que são entre cinco e seis milhões de turistas que visitam a região por ano e passam, pelo menos uma noite, em um dos hotéis ou pousadas da região”, explica José Carlos Ramos de Almeida,secretário de Turismo de Gramado.
Além disso, o ecossistema turístico apresenta uma completa estrutura, que inclui 20 mil leitosdistribuídos em 420 hotéis e pousadas, 350 restaurantes, dezenas de roteiros turísticos e um calendário bem distribuído de eventos ao longo do ano, além de uma formosa e única paisagem serrana. Complementam os seus encantos, delícias famosas que habitam o desejo de brasileiros em todo território nacional, como fondue, galeto italiano, os chocolates, o café colonial e o próprio frio!
Para comemorar o Dia do Turismo, o Jornal Integração preparou com muito carinho este caderno especial para compartilhar com moradores e visitantes informações sobre o equipamento turístico a partir de opiniões de empresários, instituições e, é claro, turistas.
…Mas é preciso planejar o futuro da atividade turística no longo prazo
Ao mesmo tempo em que celebramos os benefícios advindos do turismo na região, também entendemos ser importante provocar a reflexão e o debate para o futuro do turismo em nossa região. O benefício da indústria do turismo na Região das Hortênsias é refletido na qualidade de vida e bem-estar entregues à população em forma de educação, saúde, segurança e emprego. Planejar o futuro do turismo e do seu impacto na economia local deve estar na pauta de toda comunidade da Região das Hortênsias. Sugestões e questionamentos são apresentados em nosso editorial aqui ao lado.
Fotos: Embratur, João Ângelo Zanuzzi, Josimar Gonçalves e Mauro Stoffel