Você atingiu a métrica limite de leitura de artigos

Identifique-se para ganhar mais 1 artigos por mês!

Já sou assinante!

InícioExclusivo AssinantesBandeira preta em março e abril acelera desemprego

Bandeira preta em março e abril acelera desemprego

Tempo de leitura: < 1 minuto

REGIÃO – As quatro cidades da Região das Hortênsias possuem cenários diferentes quando o assunto é emprego e desemprego. O ano começou positivo para os quatro municípios, com mais contratações que demissões. Entretanto, em março, com a implantação da bandeira preta e as restrições mais severas por causa da pandemia, Canela e Gramado registraram índices negativos com maior quantidade de demissões, especialmente em Gramado, que repetiu o desempenho negativo no mês de abril.

Os dados de abril foram divulgados quinta-feira passada pelo Cadastro Geral de Emprego e Desemprego do Ministério da Economia. Os números referem-se exclusivamente aos vínculos formais de trabalho, ou seja, trabalhadores com carteira assinada.

A diferença de perfil entre as cidades da região é que a economia gramadense depende majoritariamente do setor turístico, o mais penalizado com a pandemia, por isso registra o maior número de demissões. São Francisco de Paula é quem menos depende do turismo aqui na região e a única que manteve saldo positivo em todos os meses do primeiro quadrimestre do ano. Canela teve saldo negativo em março, Nova Petrópolis em abril e Gramado em março e abril. Na soma dos quatro meses, Gramado é a única que segue no vermelho.

GRAMADO – No balanço entre contratações e demissões, houve saldo positivo em janeiro e fevereiro, +55 e +122, respectivamente, e negativo em março e abril, -460 e -309, respectivamente. A cidade foi a que mais sentiu os efeitos da bandeira preta imposta pelo Governo do Estado. Ao todo, a cidade fechou o mês de abril com 16.769 trabalhadores com carteira assinada.

Entre os cinco principais setores da economia, o de Serviços foi o responsável pela maior quantidade de demissões em abril e ficou com saldo de -201, sendo 376 demissões e 175 contratações. Em seguida aparece o setor de Comércio com 146 desligamentos e 122 admissões (sando de -24). Na Indústria foram 123 demissões e 48 contratações (saldo de -75). Na Construção 40 pessoas foram desligadas e 33 admitidas (-7) e na Agropecuária 6 demitidos e 4 contratados (-2).

CANELA – No balanço houve saldo positivo em janeiro (+22) e fevereiro (+96) e negativo em março (-40). O mês de abril teve saldo positivo de apenas 1, com 321 contratações e 320 demissões. Ao todo, Canela encerrou abril com um total de 8.539 vínculos formais de trabalho.

Entre os setores da economia, Serviços contratou 140 e demitiu 150 (saldo de -10). A Agropecuária chamou 1 e mandou 3 embora (saldo de -2). Na Construção Civil foram 56 contratações e outras 56 demissões. No Comércio 86 pessoas foram admitidas e 84 desligadas (saldo de 2). E na Indústria o saldo ficou em +11, com 38 contratadores e 27 demitidos.

NOVA PETRÓPOLIS – O saldo ficou positivo nos três primeiros meses do ano, sendo janeiro com +116, fevereiro com +105 e março com +28. Em abril o índice ficou negativo em -38. No total, a cidade possui 6.614 trabalhadores formais (com carteira assinada).

A Indústria é o setor que mais pesou no balanço negativo de abril. Foram 98 demissões e 68 contratações (saldo de -30). No Comércio houve 40 desligamentos e 36 contratações (-4), na Agropecuária 7 demitidos e 4 admitidos (-3), no Serviços 43 demitidos e 41 admitidos (-2), e na Construção 13 desligamentos e 14 admitidos (1).

SÃO FRANCISCO DE PAULA – Na soma dos quatro meses o saldo ficou positivo em 393, sendo 228 em janeiro, 108 em fevereiro, 56 em março e 1 em abril. No total, a cidade possui 4.724 pessoas com carteira assinada.

Por setor econômico, a Indústria teve melhor desempenho com 118 contratações e 82 demissões (saldo de +36). A Agropecuária teve o pior índice com saldo de -26, sendo 45 admissões e 71 desligamentos. Serviços contratou 28 e demitiu 36 (saldo de -8). Comércio chamou 38 e mandou embora outros 39 (saldo de -1). Na Construção foram 4 demissões e 4 contratações.

TEXTO: Fernando Gusen | [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...
error: Conteúdo protegido