CANELA – Pela primeira vez a Feira Ecológica e Cultural de Canela, chamada de ‘Feirinha’, está participando do Sabores de Canela. O proposta do evento neste ano, que valoriza a produção local e a sustentabilidade tem sintonia com as pretensões da Feirinha.
Até o dia 30 de setembro, a Feirinha participa do Sabores de Canela com o ‘Café com Feira’, no qual dois pratos foram criados para o evento: a empanada de legumes do dia, produzida por Nicolas Magalhães, e o banofee com doce de leite e bananas, produzido por Aletéia Frizzo Veppo, ambos acompanhados de café e suco.
A Feirinha é uma iniciativa de agricultores ecologistas iniciada em julho de 2012 ocupando um pequeno espaço no interior do Centro de Feiras de Canela, compartilhando este espaço com agricultores que já ocupavam o local. Atualmente, a Feirinha é um evento que acontece todos os sábados, de 8h às 13h, e reúne um público interessado em ecologia, arte e cultura. “O carinho pelo alimento é um de nossos diferenciais. As bancas que oferecem produtos certificados fornecem também seus produtos para o Café da Feira e para os cozinheiros e chefs que trazem suas delícias bem fresquinhas os sábados bem cedo”, explica a Heloíza Zuffo, integrante do Conselho da Feira Ecológica e Cultural de Canela.
EXEMPLO DE SUSTENTABILIDADE – Tanto o Café da Feira, quanto quase a totalidade das bancas gastronômicas da Feirinha, priorizam o insumo orgânico, o local e por isso vêm despertando cada vez mais o interesse e o respeito da comunidade e dos turistas, que enxergam nesse movimento um exemplo de sustentabilidade. “A gente conhece quem produz cada item. A proposta é escolher sempre aquilo que é minimamente processado ou industrializado e também focar no desperdício zero e no lixo mínimo. Todo insumo tem sua história e o produto final além de nutrir, alegra o dia de quem vem à Feira”, destaca Heloíza.