O conselheiro tutelar tem por dever atender crianças e adolescentes diante de situações de violação de direitos, bem como aconselhar pais ou responsáveis. Na busca por este posto estão 27 pessoas, que disputam 10 vagas nas eleições marcadas para 6 de outubro, com urnas instaladas nos colégios La Salle Carmo, Murialdo e São José, em Caxias do Sul.
Toda pessoa em dia com a Justiça Eleitoral pode votar. Basta comparecer a um dos três locais, com título de eleitor e documento com foto. “Em razão do voto não ser obrigatório, a adesão nos últimos pleitos tem sido baixa, na ordem de 10 mil, levando-se em conta que Caxias do Sul tem um colégio eleitoral de cerca de 230 mil pessoas. Convocamos a população a participar, pois é o conselheiro tutelar quem trabalhará para dar conta das problemáticas que afligem crianças e jovens”, destacou Odete Araldi Bortolini, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), que coordena o processo eleitoral.
Caxias do Sul conta com dois Conselhos Tutelares, Norte e Sul, vinculados à Fundação de Assistência Social (FAS). Para cada unidade, são dispostas cinco vagas, além de cinco suplentes. Além de idade mínima de 21 anos, ensino médio completo e experiência na defesa de crianças e adolescentes, todos precisaram cumprir uma série de requisitos para concorrer ao cargo. Entre os principais, curso preparatório gratuito de políticas de atendimento à criança e ao adolescente, prova escrita e teste psicológico. Até a votação, os candidatos podem fazer campanha conforme a instrução normativa que orienta o processo.
Apresentação e exposição de propostas
O Conselho Tutelar pode ser acionado por meio de denúncias anônimas ou não, e aplicar medidas de proteção às crianças ou adolescentes, que podem ser de orientação, aconselhamento, advertência, requisição de serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança, encaminhando ao Ministério Público ou autoridade judiciária os casos de sua competência. “É importante que o eleitor possa votar no candidato que, efetivamente, está qualificado para acolher as demandas do Município, garantindo a proteção e acesso às políticas públicas dos casos atendidos”, destacou Odete Araldi Bortolini.
O Conselho Tutelar Sul atende pelo número (54) 3216.5500 e o Norte pelo (54) 3227.7150. Os conselheiros também podem ser acionados pelo número de plantão (54) 9 8408.0066. Para que a população conheça melhor os candidatos, o Comdica realizará assembleia, nesta quarta (11), das 8h30 às 11h30, na Câmara de Vereadores, para apresentação dos perfis e objetivos.
Nominata e número
11 – Carine Peres da Silva Focardi Cardoso
12 – Cassiano Jorge Fontana
13 – Cheila Maria da Silva
14 – Cristiane da Luz
15 – Cristiane Ferreira
16 – Cristiano Marcos Vitali
17 – Cristopher Sérgio da Silva Vargas
18 – Daiane da Cruz
19 – Evandra Regina Pellin
20 – Gilmar Ferreira Santos
21 – Isaac Gomes Aguiar
22 – Johnatan Boeira Rodrigues
23 – Josué Orian da Silva
24 – Karine Fortes da Gama
25 – Loci Teresinha de Almeida Prux
26 – Maria Aparecida Ross Pereira
27 – Marjorie Monique Sasset
28 – Mauricio da Silva Abel
29 – Maxwel Abreu da Silva
30 – Michel Sonda
31 – Nelson Junior Turella
32 – Paulo Roberto Pereira
33 – Priscila Vilasboa
34 – Rosane Biurrun Martins Curto
35 – Roseli Gimenez De Matos
36 – Sharon Ramos Vieira
37 – Wagner Ricardo Padilha da Silva