CANELA – O 41º paciente que perdeu a luta contra o novo Coronavírus é o contabilista e jornalista Marco Antônio Viezzer, o Marcão, que faleceu na madrugada desta quarta-feira (6). O empresário canelense estava internado na UTI do Hospital Arcanjo São Miguel em Gramado desde o dia 29 de dezembro. Marcão estava com 76 anos, era casado e tinha três filhos.
Viezzer tem presença relevante na história do jornalismo local e regional como um dos fundadores e administrador do Jornal de Canela e Jornal Nova Época. Ultrapassou décadas cumprindo o dever de informar, incentivando e dando oportunidade para formação de outros jornalistas na cidade. Um deles é Alexandre Cruz, que começou a trilhar seus primeiros passos na comunicação no Jornal de Canela. “Iniciei no jornalismo justamente recebendo uma oportunidade de emprego dada por ele. Aprendi muito, inicialmente no Jornal de Canela e depois no Nova Época. Por muitos anos foram os dois únicos jornais a atuarem em Canela. Marcão sempre teve personalidade forte e sua contribuição ao jornalismo local foi muito importante na fase inicial destes dois jornais. Fica meu sentimento de pesar a família Viezzer com quem trabalhei durante 10 anos”, expressou.
A jornalista Rita Souza, hoje chefe de comunicação na Prefeitura de Canela, também deu os primeiros passos como repórter no Nova Época. “Comecei no Nova Época em 1995 e saí no final de 2008. Foi o Marcão que me deu a oportunidade do meu primeiro emprego como estagiária e depois auxiliar de repórter, foram 13 anos de aprendizado, numa época da máquina de escrever, da diagramação toda manual e no início dos anos 2000 dos primeiros computadores, da internet via rádio… Hoje, se sou jornalista e apaixonada pela profissão, devo a ele e a filha Gabriela pela oportunidade e aprendizado”, descreveu.
“Marcão merece reconhecimento, pois fez história no jornalismo de Canela e da região. Por muito tempo, dirigiu o único jornal da cidade. Um dos meus maiores incentivadores na escolha pela minha profissão. Quando eu tinha apenas 14 anos me convidou a assinar uma coluna no jornal. Na década de 90 voltei, desta vez assinando a coluna social e segui por anos, até 2006. Marcão era uma pessoa especial, que falava o que pensava, mas sempre pronto a esticar a mão para aqueles que gostava. Bravo, mas com coração de manteiga”, resumiu a relações públicas, Luciana Zanatta.
Além de empresário, Marcão atuou como presidente da Associação dos Jornais do Interior do RS (Adjori), foi presidente do PDT em Canela e também administrador do HCC. Pelas redes sociais a Adjori expressou uma nota de pesar: “Com muito pesar a diretoria e conselhos da Associação dos Jornais do Interior do RS, comunica e lamenta a morte do ex-presidente desta entidade, empresário Marco Antônio Viezzer. Marcão, como era conhecido, conduziu a Adjori-RS por vários anos. Foi o diretor dos jornais Nova Época e Jornal de Canela, na Serra Gaúcha, onde atuava com muito dinamismo também em Gramado. Nossos profundos sentimentos e abraço solidário aos familiares e amigos deste ilustre cidadão sulriograndense que nos deixou”. A cerimônia de cremação está marcada para às 17h desta quarta-feira.