InícioColunistasDireto da RedaçãoMudança na Secretaria de Assistência Social

Mudança na Secretaria de Assistência Social

Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta semana, houve mudança no comando da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação de Canela. Osmar Bonetto não é mais o secretário. Bonetto assumiu a pasta no final de março, quando Andresa da Conceição, a Mana,se afastou por força da lei eleitoral para disputar a eleição como candidata a vereadora. Nessa semana, a Mana foi novamente nomeada como secretária.

Que baita trabalho desempenhou Osmar na liderança da pasta, não somente no auxílio a famílias que precisam de ajuda com repasse de alimentos, construção de casas incendiadas, mas também desafogou muitas demandas que estavam pendentes. Outro detalhe positivo foi o diálogo mantido com o poder judiciário. O desempenho rendeu elogios.

O Osmar sabia que estava chefiando a Secretaria de forma interina, mas a mudança nessa semana gerou críticas. O assunto repercutiu na Câmara e desagradou servidores da pasta.

No entendimento da coluna, time que está ganhando não se mexe. Osmar foi muito bem como titular da Assistência. O retorno da Mana se explica, salvo algum detalhe não percebido pela coluna, por compromisso político do partido.

Marcelo Savi prefeito

O vereador presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Savi (MDB), assumiu como prefeito em exercício por umdia. CosntantinoOrsolin esteve de férias desde o dia 16, e o vice, Gilberto Cezar, assumiu interinamente. Ontem, por questões de saúde, o vice precisou se afastar do cargo. Ele teve febre e dores abdominais causados por um problema na bexiga que exige uma intervenção cirúrgica. A coluna conversou com o vice ontem pela manhã e ele explicou que não é Covid e quando ataca é preciso até o uso de antibióticos. De acordo com ele, o médico sugere a realização breve de uma cirurgia. “Eu quero ver se consigo segurar para fazer a cirurgia em fevereiro, mas não sei se vai dar, talvez eu tenha que fazer antes, pois quando ataca, ataca forte”, comentou Gilberto Cezar.

Vereador Carlão não se sentiu bem

Nesta semana a sessão da Câmara de Vereadores de Canela foi encerrada mais cedo pelo presidente Marcelo Savi (MDB). O motivo foi um mal-estar do vereador Carlos Oliveira (PDT), que foi levado para o Hospital de Caridade de Canela, onde foi constatado que estava com pressão alta. Ele foi medicado e liberado ainda na segunda-feira de noite.

Quatro sessões

Antes de se encerrar essa legislatura ainda serão realizadas quatro sessões. A última delas será no dia 21 de dezembro, depois os vereadores entram em recesso até início de fevereiro. E um dos principais compromissos para esse final de ano legislativo é a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), que dita as regras financeiras para a Prefeitura de Canela para o exercício de 2021.

O projeto da LOA já está na Câmara, sendo avaliado pela Comissão de Finanças e também pela Comissão de Constituição e Justiça do Legislativo. Muito provavelmente não seguirá para votação em plenário na sessão da próxima segunda-feira, ficando então para uma das três últimas sessões do ano.

Entrevista com os eleitos

Nesta semana, entrevistamos aqui na rádio Integração Digital os vereadores eleitos JoneWulff e Jerônimo Terra Rolim, ambos do PDT. Vamos entrevistar todos os vereadores eleitos de Canela e Gramado. Além do Jone e do Rolim, também já falamos com o mais votado nessa eleição, Marcelo Savi (MDB). As entrevistas seguem na próxima semana com Luciano Melo (MDB) na terça-feira e Jeffi do Transporte (MDB) na quinta-feira. Ambas com início às 8h30 e ao vivo pela rádio Integração Digital (www.leiafacil.com.br) e também pela página do JI no Facebook.

Bandeira vermelha

Há um expectativa na região de voltarmos para bandeira vermelha semana que vem. Nas duas últimas semanas quase voltamos, em ambas fomos incluímos em bandeira vermelha no mapa preliminar pelo Governo do Estado e nas duas tivemos os pedidos atendidos para permanecermos em bandeira laranja. Há quem diga que os recursos foram aceitos por conta do segundo turno da eleição municipal de Caxias do Sul. Bueno, a eleição ocorre neste domingo. O mapa preliminar será divulgado hoje, e o definitivo é divulgado segunda-feira.

Inclusive, se observarmos a taxa de ocupação das UTIs, nesta semana o índice aumentou chegando a 81,8% de ocupação dos leitos aqui da região. Para se ter uma ideia, nas 49 cidades da macrorregião Serra são 274 leitos de UTIs em 27 hospitais, e ontem 224 estavam ocupados, ou seja, em internações hospitalares, essa semana foi uma das piores desde o início da pandemia. Destas 224 internações, 101 pacientes estão com Covid, 13 são suspeitos e 113 estão internados por causa de outros problemas de saúde.

Vice-prefeito critica Modelo de Distanciamento

Mesmo que nossa região ingresse novamente em bandeira vermelha, desde que assinou a tal da gestão compartilhada com o Governo do Estado, poderá manter critérios mais brandos do que aqueles protocolos de bandeira vermelha, ou seja, nossa região poderá manter em praticamente todos os setores as regras de bandeira laranja.

Ainda na semana passada, logo após a eleição, o vice-prefeito de Canela, Gilberto Cezar, esteve aqui na rádio Integração Digital concedendo entrevista ao colega Daniel Santos. Na ocasião, o vice-prefeito, que é do mesmo partido do governador do Estado, Eduardo Leite, criticou o Modelo de Distanciamento Controlado instaurado pelo colega de partido.

“Eu não sou favorável a esse tipo de situação de ter que fechar tudo se aumentar os números. As pessoas precisam trabalhar, agora é hora de pensar em retomar a econômica, gerar emprego e renda e manter o cuidado, usar máscara, álcool em gel e distanciamento”, comentou.

“É pura burrice”

Na semana passada o Estado colocou nossa região em bandeira vermelha no mapa preliminar do Modelo de Distanciamento Controlado e Gilberto Cezar opinou: “Aquilo foi um erro, o Estado vem errando nesse ponto. Eles fazem uma bandeira e não acompanham cidade por cidade. O sistema deles está errado porque eles acompanham de forma regional e como que tu vai ter o mesmo diagnóstico em 49 cidades ao mesmo tempo, se são totalmente diferentes as realidades de cada cidade. Eles estão errados e insistir no erro é burrice, tem que saber a hora de melhorar, mas estão insistindo em um erro que é pura burrice”.

Também na opinião do vice-prefeito, as aulas deverão ser retomadas. “A escola vai ter que voltar. Uma hora vai voltar e o governo precisa investir em segurança, é uma vergonha que o governo não faça isso, é bem pior prejudicar todas as crianças e deixar elas em casa por que não investiu na escola pública. E vai ter que voltar (as aulas), porque o vírus não vai sumir em fevereiro ou março do ano que vem. A gente sabe que o vírus é perigoso e que precisa de cuidados, mas não podemos ficar sem trabalhar, sem ter aula, sem produzir”, ponderou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido