Você atingiu a métrica limite de leitura de artigos

Identifique-se para ganhar mais 1 artigos por mês!

Já sou assinante!

InícioExclusivo AssinantesPróximo às convenções partidos precisam fechar negociações

Próximo às convenções partidos precisam fechar negociações

Tempo de leitura: < 1 minuto

Região – Com as proximidade das convenções os partido políticos estão tendo que tomar uma decisão e anuncia-la ao eleitor sobre as candidaturas que levarão às urnas em 15 de novembro. A data limite é dia 16, mas a maioria das agremiações vai aproveitar o próximo final de semana para reunir seus diretórios, alguns deles já nesta sexta-feira, dia 11, como é o caso dos Progressistas dos dois municípios, Canela e Gramado.

Em Canela a coligação da atual gestão deverá ser mantida na busca de um novo mandato para Constantino Orsolin com Gilberto Cesar de vice. O anúncio foi feito ontem à noite em transmissão ao vivo da qual os dois participaram. “Este projeto não pode parar”, justificou Orsolin.

O PDT segue indefinido, tem os dois pré-candidatos a prefeito, José Vellinho Pinto e Gilberto Tegner (Tolão), mas não cogita, ainda, um nome para vice. A preferência era por uma coligação com o PP, mas a negociação parece não andar de forma que as lideranças estaduais devem interferir na negociação: “O presidente do PP, Celso Bernardi e o presidente do PDT, Ciro Simoni, estão empenhados na coligação PDT e PP em Canela. Consideram de relevância esta vitória política de Canela para o melhor da cidade”, disse uma fonte do Jornal Integração.

Haveria uma rachadura muito grande no Progressistas com muitos resistentes à coligação com o MDB em razão dos resquícios das últimas quatro eleições que se centralizaram nestes dois partidos. “Parece que só o Erni (Schafer, presidente do Progresistas) quer apoiar o Constantino”, disse uma fonte do Integração. Segundo o presidente do PDT, Gino Bazzan, já estão acertados na coligação o PL, PT e PC do B.

Em Gramado, também ontem, o Progressistas anunciou que chegou a um consenso entre os dois pretendente à vaga de vice de Nestor Tissot, os vereadores Luia Barbacovi e Dr. Bira. Ficou decidido que Luia será mais uma vez o candidato a vice, e Bira fica como o predileto do partido para a eleição de 2024, então como candidato a prefeito.

Assim, Luia vai para sua quarta eleição como vice, a primeira delas derrotada, em 1996, por 153 votos, eleição que elegeu Jorge Bertolucci como vice de Nelson Dinnebier e as duas mais recentes em que foi o vice-prefeito de Nestor Tissot, de 2008 a 2016. Sobre a decisão do partido, Luia comentou ao Integração: “Eu estava querendo, mas há a democracia, e nela nem sempre a gente ganha, por isso foi uma vitória”, e destacou o alto nível em que foi conduzido o assunto, tanto na reunião de quinta-feira passada, quanto na de ontem.

Falando do outro postulante à vaga, Dr. Ubiratã, Luia comentou que “ele uniu o grupo, foi a vez que eu saí mais feliz com a decisão de ser eu o vice exatamente pelo altíssimo nível que o Bira conduziu as coisas, excelente o nível e a postura do Bira nas duas reuniões”.

Também ontem o PSDB de Gramado ratificou a pré-candidatura do empresário Beto Tomasini a prefeito. A negociação com o MDB não logrou êxito. Resta agora a decisão sobre o vice que deve ser anunciada ainda hoje.

O MDB gramadense também ainda não anunciou um vice para Evandro Moschem. Hoje, o presidente Everton Michaelnsen respondeu apenas que o “MDB estuda candidatura própria (pura), mas não quis comentar a decisão do PSDB que declinou de oferecer o vice à sua candidatura. Na semana passada, Everton disse que o partido espera um vice da coligação que tivesse condições de unir estas agremiações, restando agora os partidos que com o MDB venceram o pleito passado, PDT, PT e PCdoB. A convenção emedebista está marcada para o dia 15, terça-feira, às 15h. Até lá, os partido da atual administração têm para decidirem se andarão juntos de novo ou se cada um segue o seu rumo de ora em diante. E quem indicará o vice do MDB, PT, PDT ou PCdoB, ou a chapa será pura? São curiosidades desta campanha que ainda não podem ser satisfeitas.

O certo, hoje, é que em exatamente uma semana, quarta-feira que vem, dia 16, as cartas deverão estar na mesa. Então, a justiça eleitoral irá avaliar as fichas de inscrições de cada candidato e dia 27 os aprovados poderão iniciar suas campanhas, já como candidatos, inclusive com o número. Até lá, todos devem seguir utilizando o termo pré-candidato em suas pré-campanhas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido