CANELA – Na tarde desta quarta-feira, a Administração Municipal emitiu comunicado informando que vai autorizar o retorno gradual das aulas presenciais em Canela. A partir da próxima terça-feira (8), estarão liberadas a funcionar as escolas particulares de educação infantil.
Já no dia 21 deste mês, poderão retornar as escolas infantis da rede pública e as conveniadas com o Município, além do ensino médio público e privado e do ensino superior privado (Canela não tem ensino superior público). A decisão do governo municipal foi tomada durante reunião do primeiro escalão na tarde desta quarta-feira (2).
No caso da educação infantil da rede municipal, foram pontuadas situações de que as escolas cumprem também uma função social. Há crianças, por exemplo, que encontram nelas a principal fonte de alimentação do dia.
Conforme a Administração, as escolas particulares não são obrigadas a retomar o trabalho presencial, mas, se o fizerem, deverão seguir regras como as públicas. A mais importante é organizar um protocolo de segurança sanitária conforme as diretrizes do Estado e apresentá-lo à Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer.
Tanto na rede pública quanto na privada, pais e responsáveis terão o direito de não enviar os filhos às escolas, caso não se sintam seguros, mas deverão registrar essa preferência por escrito. Para esses casos, as instituições deverão proporcionar acesso a atividades a distância.
ENSINO FUNDAMENTAL – Quanto ao retorno do ensino fundamental público e privado, o Município, por enquanto, seguirá o calendário proposto pelo Governo do Estado: dia 28 de outubro para os anos finais e 12 de novembro para os anos iniciais. Porém, se o contexto permitir, Canela poderá antecipar o retorno desse nível.
A Administração lembra que as aulas presenciais só serão possíveis se a macrorregião da Serra mantiver bandeira amarela ou laranja. No caso de vermelha, ficam suspensas as aulas presenciais.
GRAMADO – A Secretaria de Educação, o Centro ode Operações de Emergências e representantes da Amserra terão uma reunião nesta quinta-feira (3) para decidir o que fazer. Uma nota informativa deve ser emitida após a reunião.