InícioColunistasCadê os vices

Cadê os vices

Tempo de leitura: < 1 minuto

Gramado e Canela chegam ao período de convenções com seis pré-candidatos a prefeito, três em cada município e muitos a vice, mas sem nenhum deles definido. Em Canela Constantino Orsolin é pré-candidato a reeleição pelo MDB e o PDT tem o Tolão e o ex-prefeito Vellinho Pinto disputando internamente. Mas, para a vaga de vice do partido ainda não há nada divulgado pela sigla.
Da parte de Constantino é esperado que se repita a chapa vencedora do pleito passado com Gilberto Cezar do PSDB de vice, mas o MDB não confirma até momento, mantendo a condição de negociação com os demais partidos com a intenção de candidatura única no município, neste caso, com a possibilidade de o PDT obter esta vaga na negociação.
O progressistas não deverá ter candidato a prefeito neste pleito, acenando a possibilidade de prestar apoio à reeleição de Constantino ou deixar seus filiados livres para decidirem em quem votar.
Em Gramado são três pré-candidatos a prefeito e nenhum deles tem o vice definido. O Progressistas que vai com Nestor Tissot está entre dois nomes do partidos, os vereadores Luia Barbacovi e Dr. Ubiratã. Beto Tomasini (PSDB), também sem vice até o momento. O atual vice-prefeito e pré-candidato ao cargo máximo do executivo municipal pelo MDB, Evandro Moschem, também não tem vice definido até o momento.
Em uma difícil negociação com os partidos que venceram a eleição passada, PDT, PT e PCdoB, os emedebistas aguardam por uma possível conjuntura que mantenha estes três unidos novamente. Ainda tem o prefeito Fedoca que chegou a dizer algumas vezes que buscaria a reeleição, mas ao que parece não levará seu plano a termo.
O que se percebe é que a vaga de vice é usada como barganha para possíveis alianças.

Vereança
A grande curiosidade do pleito é em relação a vereança. Esta será a primeira eleição que não permitirá coligações entre partidos e cada um terá de fazer a sua nominata e conquistar o número de votos suficientes para atingir o quociente eleitoral, que é equivalente ao número total de votos válidos dividido pelo número de vagas na Câmara. Assim, os grandes partidos estão confiantes em garantir o maior número de vagas, no caso de Gramado o PP e o MDB.
Em Canela PDT e MDB são os gigantes, vez que o PP perdeu muita força durante esta última gestão, onde os dois vereadores que se elegeram pela sigla mudaram de partido em março passado. Em Gramado, além de PP e MDB, PSC, Republicanos, PCdoB e PSDB devem concorrer com a nominata completa, 14 nomes, 9 homens e 5 mulheres. O PT deverá vir com até 8 nomes. PDT e outros menores não deverão concorrer.
Em Canela além dos gigantes, PSDB e Republicanos deverão fazer a nominata completa com 17 nomes, 11 homens e 6 mulheres e o PP deverá ter 8 concorrentes. Os demais, ao que parece até o momento, não concorrerão.
Pela lei 30% dos candidatos a vereadores precisam ser de outro gênero. A nominata portanto não pode ser composta só por homens ou só mulheres. Mas a realidade regional, e nacional, é que o interesse de mulheres em concorrer é menor do que o dos homens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido