REGIÃO – O agravamento da pandemia deixou em vermelho quase todo o Rio Grande do Sul. Canela e Gramado não foi diferente e ambos os municípios permanecem na classificação de bandeira vermelha.
Das 20 regiões do Distanciamento Controlado, apenas duas foram classificadas com bandeira laranja (risco médio) no mapa preliminar da 11ª rodada, divulgado nesta sexta-feira (17). Significa que 90% do Estado apresenta alto risco para disseminação de coronavírus e ocupação de leitos. As bandeiras definitivas serão divulgadas na segunda (20), pois os municípios atppe esta data podem recorrer da decisão e tentar amenizar a flexibilização retornando para bandeira laranja.
Alerta para bandeira preta
Nestas 11 semanas de Distanciamento Controlado, o Rio Grande do Sul segue sem registro da bandeira mais grave, de cor preta. No entanto, as equipes do governo alertam para a situação de cinco regiões que ficaram muito próximas de migrarem para o nível de risco altíssimo. Para atingir a bandeira preta, o arredondamento da média ponderada dos 11 indicadores deve alcançar, no mínimo, 2,5, enquanto a da bandeira vermelha é 1,5. Nesta rodada, Taquara ficou média de 2,40, Porto Alegre (2,36), Capão da Canoa (2,33) e Novo Hamburgo e Canoas (2,25).