InícioNotíciasComunidadeDiminuição do uso de transporte coletivo preocupa empresários do setor

Diminuição do uso de transporte coletivo preocupa empresários do setor

Tempo de leitura: < 1 minuto

Johnny Salbego

[email protected]

 

REGIÃO – Um levantamento recente a nível nacional apontou uma queda significativa no uso do transporte coletivo. Para se ter uma ideia, em Porto Alegre, o Trensurb teve cerca de 58 milhões de usuários em 2014, já em 2018 esse número caiu para 51 milhões.

Se antes esses serviços disputavam clientes com táxis, cada vez mais surgem alternativas que indicam que essa competição está afetando o transporte público coletivo. Para o vereador Everton Michaelsen (MDB) essa queda no número de usuários, além do impacto direto na diminuição da receita das empresas, existe a questão da preocupação com o futuro do transporte coletivo, que hoje encara uma disputa de peso com os meios de transporte por aplicativos.

Michaelsen, na sessão legislativa, lembrou que em outros países a chamada Van Uber e o Ônibus Uber estão sendo cada vez mais usados por passageiros. "O preço, a praticidade, a comodidade e a agilidade são as principais razões da preferência dos usuários", ressalta o vereador, que solicitou à Prefeitura informações sobre a quantidade de usuários do transporte coletivo municipal (Gramado Turismo) no período de 2016, 2017 e 2018.

De acordo com Gilnei Garcia, gerente da Gramado Turismo, a cada ano há uma redução no número de usuários. Garcia diz que há pedidos constantes do aumento de linhas e horários de ônibus, o que fica praticamente impossível com a atual situação.

"Não temos como aumentar o preço da passagem, e por isso temos buscado algumas soluções alternativas. Não descartamos, inclusive, a diminuição de algumas linhas ou horários", revela.

O empresário salienta que as empresas do setor enfrentam o problema de sucateamento pela falta de recursos, e que os investimentos para se manterem são muito altos. Garcia diz que os empresários do setor têm se reunido com representantes da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana para discutir soluções, através de políticas públicas.

Gilnei lembrou que em Porto Alegre já está em vigor a lei que diminui a gratuidade dos usuários, passando para 65 anos. A empresa Gramado Turismo emprega hoje 55 funcionários e é responsável por diversas linhas, inclusive no interior do município.

Um estudo intitulado ‘A Mobilidade Urbana no Brasil’, divulgado pelo Instituto de Política Econômica Aplicada (Ipea), no Rio de Janeiro, revelou que a falta de políticas públicas para transporte de massa e mobilidade urbana, aliada a passagens cada vez mais caras, provocou uma queda de cerca de 30% na utilização do transporte público no Brasil nos últimos dez anos.

O estudo mostra ainda que os investimentos em mobilidade urbana nas últimas décadas são muito baixos, e aponta que há um incentivo à utilização do transporte individual. Um dado da pesquisa mostra que 90% dos subsídios federais para o transporte de passageiros são destinados à aquisição e operação de veículos individuais (carros e motocicletas).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido