CANELA – A 32ª edição do Sonho de Natal de Canela teve seu lançamento oficial na noite de quarta-feira (10), na Churrascaria Garfo & Bombacha, na presença de autoridades, empresários, representantes do trade turístico, convidados e imprensa.
O evento, que acontece de 26 de outubro a 12 de janeiro, terá como tema “A Fábrica de Sonhos” e contará com intensa programação, com 280 apresentações, mobilizando um elenco com centenas de participantes da própria comunidade. Vários espetáculos produzidos aqui em Canela se juntarão a artistas convidados para oferecer cultura e entretenimento a um público estimado em dois milhões de visitantes.
Livro três décadas de um Sonho de Natal
‘Três Décadas de um Sonho de Natal’ retrata a história do principal evento de Canela, de 1988 a 2017, trazendo na introdução um breve contexto sobre o município. O conteúdo foi construído por meio de pesquisa jornalística nos arquivos dos veículos impressos da cidade desde 1984 e pelo trabalho com a memória oral, por meio de entrevistas com alguns protagonistas que atuaram no evento, principalmente na fase comunitária.
A obra é um dos maiores resgates sobre algo relacionado à história contemporânea de Canela. As edições do Sonho de Natal são retratadas em seus aspectos peculiares com textos e imagens. O conteúdo também é relacionado a cada ano, pois reporta a fatos, personalidades e acontecimentos que se desenrolaram no município.
A autoria é do escritor, jornalista, professor e memorialista Márcio Cavalli, que fez o trabalho de pesquisa. “A obra é um capítulo da história de Canela que foi escrita a tantas mãos aos longos dos anos”, define Cavalli.
Embaixadores do Sonho de Natal
* Remy Willrich, idealizador do presépio vivo de 1986, que teria sido um motivador do evento em 1988;
* Geordano Parmegiani, um dos mais importantes executores dos projetos de decoração do Sonho;
* Grupo Ká & Lá (Antônio Olmiro dos Reis). Grupo de músicos e cantores que realizava as serenatas de Natal nas primeiras edições do Sonho;
* Nanci Vaccari de Medeiros, artista que planejou desenhos no Sonho de 1990, criando o primeiro livro do evento para crianças e os famosos gorros vermelhos;
* Noeli Stopassola Soares, coordenadora do evento em 1998;
* Terno de Reis da Família Seibt, representado por Carmen Seibt;
* Pedro Oliveira, autor do espaço Cantinho do Sonho, publicação jornalística exclusiva do evento nas edições em que ele foi comendador;
* Francisco Pedro dos Santos, eletricista que colocou lâmpadas na parte externa da Igreja Matriz pela primeira vez;
* Ismael Viezze, um dos coordenadores mais jovens;
* Fundação Cultural de Canela, Glenda Viezzer;
* Rotary Clube de Canela, Glenda Viezzer;
* Comunidade Evangélica São João, pastor Jaime Dhein;
* Associação Comercial e Industrial de Canela, presidente Ronaldo de Paula;
* Rudimar Anghinoni, mentor do evento e coordenador do 1º Sonho de Natal;
* Luiz Albino de Abreu, coordenador das edições de 1994 a 1996, quando o evento mudou o nome de Sonho de um Natal para Sonho de Natal.
Em memória:
* Rosane Parmegiani, a mãe do Sonho;
* Ari Thomazi, coordenador da edição de 1992;
* Johann Büchel, o primeiro Papai Noel oficial do Sonho, de 1989 a 1993;
* Jorge Larri Michaelsen, ex-Papai Noel por várias edições;
* Flávia Zanatta Azevedo, ex-presidente da Acic.
ATRAÇÕES
Árvores do Sonho, Chegada do Papai Noel, Casa do Papai Noel, Acordes, A Fábrica de Sonhos, Estátuas Humanas, Desfile Mágico de Natal, O Som do Vento, Paradinha de Natal, Paradinha nos Bairros, Santa Claus Challenge, Christmas In Concert, Auto de Natal, Orquestra Tio Zequinha, Show com Kleiton e Kledir, Aniversário da Cidade com o cantor Daniel, Réveillon em Canela, Terno de Reis, Show com Renato Borghetti.