CANELA – Fortificar o empreendedorismo e a aceleração do método de formalização da economia, por meio de parcerias abrangendo todas as áreas, é um dos objetivos do Centro Integrado de Inovação e Desenvolvimento de Canela (Cidica). O projeto, que tem previsão para ser inaugurado até o fim deste mês, na rua São Francisco, no Centro, criará um sistema interno que irá correr integralmente, realizando conexões para fomentar a inovação e a tecnologia do município. Este projeto faz parte do programa Canela Cidade Empreendedora, que está ramificado por etapas: Canela do Futuro, Cidica e o Canela Parque Empresarial 1 e 2.
O secretário de Governança, Planejamento e Gestão, Luciano Melo, concedeu entrevista à Rádio Integração Digital, no programa Manhã com Informação. Na ocasião, Melo discorreu sobre o assunto, destacandoa pesquisa feita no estado de Santa Catarina, que serviu como exemplo do projeto Canela Cidade Empreendedora.
O complexo que irá abrigar o Cidica terá 1.600 m² e, conforme Melo,terá espaço para as startups, com Incubadora de Empresas, Escola do Empreendedorismo para capacitar a mão de obra local, Sala do Empreendedor que funcionará juntamente àJunta Comercial e será assessorada pelo Sebrae. De acordo com o secretário, em 2017 Canela levava 69 dias para abrir uma empresa, atualmente, a espera é de 5 a 10 dias. “Baixou bastante, podemos melhorar com a Sala do Empreendedor”, sublinhou. Melo acredita que o Sebrae terá uma participação importante na capacitação dos professores na área do empreendedorismo, para que assim possam trabalhar com mais propriedade o assunto nas escolas.
O local também contará com Departamento de Desenvolvimento Econômico e Observatório, que irá fornecer dados da cidade, região, estado, país e mundo. Alémdo Sine, Junta Comercial, Procon e Junta Militar que serão centralizados no Cidica, facilitando a procura dos contribuintes.“Há uma preocupação com o futuro de Canela, foi pensando nisso que o prefeito nos pediu para buscar experiências (para a fomentação da tecnologia). Então fomos até Santa Catarina (…). O carro-chefe da economia de Santa Catarina é tecnologia e inovação, é daí que provém o projeto Canela Cidade Empreendedora. É importante que as pessoas saibam que estamos implantando um projeto baseado em Santa Catarina, fomos visitar um estado que está dando certo”, destacou.“O Cidica será criado pensando no futuro, precisamos buscar uma nova matriz econômica para Canela, que será voltado à tecnologia e a inovação”, completou o secretário.
Fotos: Leonardo Santos e Tiago Manique/JIH