Nesta terça-feira, dia (2) o vereador Jerônimo Terra Rolim visitou a Escola Severino Travi, localizada no Distrito Industrial, para ouvir e verificar os problemas enfrentados pela instituição. Recebido pela diretora Cris Galle e por mais de 13 professores, o vereador constatou diversas dificuldades estruturais e administrativas relatadas pelo corpo docente, conforme informações da Câmara de Vereadores de Canela.
O problema mais grave apontado pela comunidade escolar é a precariedade da rede elétrica. Segundo os professores, os aparelhos de ar condicionado não podem ser ligados a mais de 18 graus, caso contrário, a rede elétrica cai completamente. Na ocasião da visita, a escola estava sem luz devido a um incêndio em um poste em frente ao prédio, provocado pelo uso do ar condicionado. Episódios de falta de energia são frequentes, chegando a durar até uma semana.
Outro problema significativo é a situação dos bloquetos de Pav-S na área de brinquedos das crianças. Desde o ano passado, a Secretaria de Educação não organizou a recolocação dos bloquetos, deixando uma pilha de concreto no espaço que deveria ser destinado ao lazer infantil.
A escola também enfrenta desafios com a gestão de recursos e infraestrutura. Recentemente, recebeu uma doação de 26 bicicletas novas através de uma emenda do ex-vereador Felipe Caputo. No entanto, a construção de um espaço para abrigar as bicicletas foi proibida pela Secretaria de Educação, obrigando a escola a armazená-las na rua, expostas às intempéries.
Adicionalmente, os problemas ergonômicos foram evidenciados com o banheiro da sala dos professores parcialmente interditado. Além disso, a escola enfrenta a falta de água mineral, forçando os professores a beberem água da torneira, disponível apenas em um banheiro.
A diretora Cris Galle ainda ressaltou a falta de monitoria durante o intervalo escolar. Com mais de 440 crianças na escola, apenas a diretora, a vice-diretora e duas professoras são responsáveis pela supervisão dos alunos.
A comunidade escolar também se queixa de não ser ouvida nas decisões da Secretaria de Educação. Um exemplo citado foi a construção de uma guarita para guarda, posicionada em um local sem visão total dos portões e sem janelas com acesso ao pátio interno.
O vereador Jerônimo Terra Rolim comprometeu-se a oficiar a Secretaria de Educação, o Conselho de Educação e o Sindicato dos Servidores para que se manifestem e tomem medidas para resolver os problemas apontados, buscando melhorias para a Escola Severino Travi e sua comunidade.