GRAMADO – Estará em pauta na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (12) a votação da Moção de Repúdio a vinda do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduros, ao Brasil no dia 29 de maio deste ano.
A moção foi proposta pelo vereador Roberto Cavallin (PP) e assinada pelos vereadores Neri da Farmácia (PP), Renan Sartori (MDB), Professor Daniel (PT), Rosi Ecker Shmitt (PP), Rodrigo Paim (MDB), Joel da Silva Reis (PP) e Cícero Altreiter (MDB).
Apenas o vereador Celso Fioreze (PSDB), que é presidente da casa legislativa, não assinou a moção.
Confira um trecho da Moção proposta pelos vereadores nomeados acima:
“Considerando os graves e recorrentes relatos de violações dos direitos humanos, restrição à liberdade de expressão, perseguição política e colapso econômico que ocorrem durante o governo do Presidente Maduro na Venezuela, repudiamos firmemente a sua presença em nosso país.
Entendemos que acolher um líder cujas ações são contrárias aos princípios democráticos e aos valores de liberdade, justiça e respeito aos direitos humanos é um ato que compromete a imagem e a integridade de nossa nação.
Reafirmamos nosso compromisso com a defesa dos direitos humanos, da democracia e do Estado de Direito. Repudiamos qualquer forma de autoritarismo e de violência que prejudique a vida e o bem-estar dos cidadãos
Esta moção de repúdio é uma manifestação que representa os interesses e a voz da comunidade, no sentido de expressar nossa rejeição à presença do Presidente Nicolás Maduro em solo brasileiro.
Instamos as autoridades competentes a avaliarem cuidadosamente as implicações políticas, sociais e éticas dessa situação e a adotarem medidas apropriadas para garantir que nosso país não seja conivente com ações e práticas que contradigam os princípios democráticos e os direitos humanos.
Portanto, essa moção de repúdio é, uma demonstração inequívoca de nossa posição contrária à visita do Presidente Nicolás Maduro em nosso país”.
Nas redes sociais, o vereador Roberto Cavallin afirmou que a vinda de Maduro é uma vergonha para o país.
“Meu total Repúdio ao Ditador Nicolas Maduro, ele foi recebido com honras em território Brasileiro. Uma Vergonha”
Vereador Roberto Cavallin (Progressistas)

A sessão da Câmara de Vereadores de Gramado inicia às 18h.