Nicolas Felippetti
CANELA – Na sessão plenária desta segunda-feira (5), na Câmara de Vereadores de Canela, diversos temas foram discutidos. Com exceção do vereador Luciano Melo, que estava de atestado médico, os demais vereadores estiveram presentes, abordando questões que vão desde a segurança pública até a educação e a cultura.
Destinação de Verba para APAE
A vereadora Carmen de Moraes no início da Sessão pediu para colocar um projeto a votação para a destinação de uma verba de 500 mil reais destinada à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) pelo deputado federal Lucas Redecker. Esta transferência foi aprovada por unanimidade. O recurso foi destinado primeiramente para a reforma do Centro de Feiras, mas acabou não sendo realizada pelo prefeito Constantino Orsolin, dessa forma foi pedido para o deputado a mudança da destinação de dinheiro que foi concedida por Redecker.
Segurança Pública e Cultura
A questão da segurança pública permeou grande parte da sessão, especialmente em relação aos eventos recentes da cidade. Os vereadores destacaram a necessidade de investir mais em segurança para garantir a tranquilidade dos cidadãos e turistas.
Relatos dos Vereadores
Carla Reis (MDB) abriu sua fala abordando o sucesso da Festa Colonial, ressaltando a felicidade dos agricultores em expor seus produtos. Ela elogiou o Departamento de Cultura e a Secretaria de Turismo por incluírem expositores de artesanato, proporcionando espaço para todos. Mencionou exemplos de atletas brasileiros que conquistaram medalhas em Paris e canelenses que hoje trabalham na Europa com as áreas culturais e artísticas.
Carmen de Moraes (PSDB) enfatizou a importância do turno integral nas escolas, ressaltando que é necessário investir em diversas atividades extracurriculares para que o ensino integral seja efetivo. Ela elogiou a decoração de inverno de Canela, mas pontuou que alguns guarda-chuvas precisavam ser substituídos devido ao desgaste.
Emília Fulcher (Republicanos) destacou a felicidade dos agricultores na Festa Colonial e elogiou a instalação de pontos de descarte de vidro em Canela. Ela também sugeriu expandir os cursos de primeiros socorros, como o realizado no CIDICA, para outros bairros, com o objetivo de salvar vidas.
Jefferson de Oliveira (PSD) falou sobre as obras na Rua 1º de Janeiro, explicando que a calçada teve que ser refeita devido à ausência de uma rede fluvial. Ele também mencionou o engajamento da comunidade na Festa Colonial e elogiou a decoração de inverno da cidade.
Jerônimo Terra Rolim (PDT) abordou a segurança pública, destacando a necessidade de fortalecer as polícias e a equipe efetiva. Ele criticou o governo anterior pela “favelização” e falta de segurança em Canela e mencionou a mobilização para protestos cobrando melhorias na educação. Rolim ainda citou sobre asfalto e luz de LED não ser segurança e saúde, criticou as prioridades do governo atual.
José Vellinho Pinto (PDT) criticou a prefeitura não ter o conhecimento sobre qual edição da Feira do Livro de Canela estar sendo realizado, apontando que é a 23° edição do município. Ele defendeu a necessidade de mais segurança e a contratação de servidores públicos para complementar a brigada militar e a polícia civil. Vellinho mencionou um assassinato ocorrido na praça durante a Festa Colonial e a importância de melhorar a segurança na cidade.
Marcelo Savi (MDB) destacou melhorias nas escolas de Canela, incluindo a instalação de novas salas para o turno integral e a modernização da educação com a criação do CIDICA. Ele enfatizou a importância de escutar e respeitar os professores. Savi também mencionou avanços no atendimento educacional e elogiou a retomada de eventos na cidade e a presença de turistas.
Alberi Dias (MDB) falou sobre a necessidade de uma guarda armada na cidade e a ampliação do efetivo policial. Ele também destacou a importância de apoiar os agricultores locais, pavimentar o Morro do Daniel e incentivar a produção agrícola.
Moções e Homenagens
Vários vereadores apresentaram moções e homenagens durante a sessão. Carmen Moraes propôs uma moção de homenagem à professora Margarete Fátima Lucca, ex docente e diretora da UCS em Canela, destacando sua contribuição para a educação e cultura em Canela. Ela também mencionou a importância de cuidar da Cascata do Caracol e homenagear aqueles que contribuem para a preservação do local.
Emília Fulcher sugeriu a aquisição de um caminhão para a Cooperativa de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis da Região das Hortênsias (COOCAMARH), enfatizando a necessidade de melhorar a gestão de resíduos e apoiar iniciativas sustentáveis na cidade.
Jefferson de Oliveira concordou com a vereadora Emília sobre incentivar a cooperativa de catadores de lixo e elogiou a criação do espaço JA do Jair Assmann, ajudando na formação de cidadãos.
Segurança e Saúde
Jerônimo Terra Rolim comentou sobre o Projeto de Lei 59, que destinaria uma verba de 500 mil reais para a reforma do centro de feiras, mas que foi redirecionada para a APAE. Ele também destacou a necessidade de melhorar a segurança pública e a situação do hospital local, mencionando casos de negligência e falta de atendimento adequado, além de cobranças indevidas.
Marcelo Savi falou sobre a obra dos bombeiros que deve estar pronta até novembro e a necessidade de uma guarda armada em Canela. Ele também destacou a necessidade de uma secretaria destinada à segurança pública na cidade.
Representação Partidária
Jefferson de Oliveira agradeceu a presença na convenção do PSD e elogiou a organização do evento. Ele destacou que, apesar das divergências de ideias, todos trabalham pelo bem de Canela, que está passando por um momento positivo de reconhecimento nacional.
José Vellinho Pinto, representando a oposição, criticou os valores investidos para tapar buracos e defendeu a necessidade de melhorar os investimentos em saúde e infraestrutura para atender melhor a população.